terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O caso do suposto plágio no logotipo


Por Stanley Burburinho

03/01/2011 - 19h32

Agências derrotadas para a Rio-2016 minimizam possível plágio em logo e descartam recorrer

CIRILO JUNIOR
DO RIO

Duas agências derrotadas na reta final da licitação para a escolha da logomarca dos Jogos Olímpicos-2016 descartaram contestar o resultado e rechaçaram a suspeita de plágio levantada na internet, em razão de semelhanças com a imagem da instituição filantrópica americana Telluride Foundation.

Ouvidas pela Folha, elas elogiaram o processo de licitação feito pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro). Disseram que a seleção foi 'transparente' e 'séria'.

Sobre o possível plágio da marca escolhida, desenvolvida pela agência carioca Tátil, as concorrentes avaliaram que é normal ocorrerem semelhanças e que raramente um projeto não remete a outro já existente.

'É evidente que não foi plágio. Essa acusação é leviana. A Tátil é uma agência qualificada, com larga experiência no mercado. Utilizaram um formato universal, com pessoas de mão dadas', afirmou Silvio Silva Junior, dono da Lúmen Design.

Sócio da Brainbox Design, Zeh Henrique Rodrigues explicou que, ao desenvolver uma marca, sua agência faz um longo trabalho de pesquisa para verificar se já existe alguma outra muito semelhante, mas que é impossível rastrear tudo.

'Já ocorreu de termos que cancelar uma marca já definida e aprovada pelo cliente por termos descoberto uma outra com certa semelhança. Decidimos que era melhor não usá-la', comentou.

Em nota, o COB informou ter feito, juntamente com o COI (Comitê Olímpico Internacional), uma 'extensa busca mundial de marcas que tivessem elementos presentes na marca dos Jogos Rio 2016'. As marcas encontradas, segundo o COB, não apresentavam conflito com a logo da Rio-2016.

A licitação para a escolha da logomarca foi aberta em março, e 139 empresas se inscreveram. Na apresentação da documentação, 87 permaneceram no processo. Em agosto, oito agências foram qualificadas para a final.

O COB teve que fazer uma segunda chamada logo depois, com os mesmos finalistas, por considerar que nenhuma das propostas atendia aos requisitos exigidos. Em setembro, a marca desenvolvida pela Tátil foi escolhida e submetida ao COI. O anúncio foi feito na noite de 31 de dezembro, na praia de Copacabana.

http://www1.folha.uol.com.br/esporte/854422-agencias-derrotadas-para-a-rio-2016-minimizam-possivel-plagio-em-logo-e-descartam-recorrer.shtml

Por Demarchi

No Huffingtonpost uma declaração de Fred Gelli, diretor da agência, ao GloboEsporte.com e outra que a Telluride Foundation teria feito em sua página :

http://www.huffingtonpost.com/2011/01/02/olympic-logo-plagiarized-rio-2016_n_803400.html

O diretor da agência brasileira que criou o logo disse que nunca tinha visto a versão da fundação. Fred Gelli disse ao site GloboEsporte.com que a agência fez uma extensa pesquisa para garantir o projeto era singular.

"Por alguma razão, perdemos aquele," disse Gelli.

Gelli reconheceu uma semelhança com o logotipo da fundação, mas disse que o conceito amplo de pessoas se abraçando não é novidade.

A Fundação Telluride diz em seu site que isso promove a filantropia e provê "subsídios e serviços para a comunidade em prol das artes, educação, esportes e todas as causas de caridade."

Gelli também descartou semelhanças com a pintura "A Dança", de Henri Matisse.

"A marca é radicalmente diferente porque é tridimensional", disse Gelli.



Não houve uma cópia descarada como no logo do carnaval de Salvador, mas houve nítida inspiração no logo da Telluride. Vamos as "coincidências":

1) O conceito é o mesmo - pessoas com as mãos dadas formando um círculo.

2) Em ambos os casos, no todo, a logo forma um outro desenho gráfico (um coração no caso da Telluride e o Pão de Açucar no caso do Rio 2016).

3) As cores das pessoas são iguais e na mesma sequência (verde, vermelho e azul). Excluiu-se a pessoa em amarelo.

4) A posição das duas primeiras pessoas são semelhantes, excetuando-se a terceira por causa da exclusão da quarta.

Por Márcio Passos

Existem diversos sites de logomarcas que servem de "inspiração" para designers e afins. Um dos mais conhecidos é esse:

http://www.brandsoftheworld.com/

Blog do Luis Nassif

Um comentário:

  1. Saudações...
    Após eu ter lido várias reportagens, refletido e assistido o vídeo disponível em http://www.sidneyrezende.com/noticia/115267+video+profissonais+falam+sobre+trabalho+de+criacao+da+logo+dos+jogos+olimpicos+de+2016, creio que não seja Plágio. Talvez no máximo, uma inspiração nas artes de Matisse. Até mais. Andrei :)

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