domingo, 20 de novembro de 2011

Empregos gerados este ano no país já superam 2 milhões

O saldo líquido de empregos criados com carteira assinada (registro com todos os direitos trabalhistas e sociais) em outubro somou 126.143. No acumulado do ano até outubro, as contratações de trabalhadores com carteira assinada superaram as demissões em 2.241.574 postos no Brasil. Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho.

Já na Europa, os trabalhadores vão continuar pagando pela crise. Na Itália, o premiê e ministro da Fazenda, Mário Monti cobrou sacrifício e anunciou "medidas de austeridade" que recaem principalmente no lombo dos que trabalham ou trabalharam: mudanças no sistema de aposentadoria, no mercado de trabalho e nos tributos. A Itália reage como a Europa: com os estudantes em manifestações de protesto nas ruas.

A Espanha, por sua vez, age para convencer os mercados de que não quebrará. O desemprego no Brasil está pouco acima de 6% segundo o IBGE; na Espanha, em assustadores 23%. Lá o oposicionista Mariano Rajoy, do conservador Partido Popular, o PP - partido que lembra da guerra civil espanhola à ditadura de décadas do generalíssimo Francisco Franco !!! - deve ganhar a eleição de amanhã.

Na Espanha pode ganhar partido que lembra o franquismo

O partido ganha o pleito deste domingo, depois Mariano Rajoy ganha a presidência da chefia do governo, torna-se primeiro-ministro da monarquia parlamentar espanhola. Rajoy inova? Não. promete mais "austeridade", mais corte de gastos e mais aumento de impostos. Isto lembra o filme visto na Itália e mais alguma coisa?

Lembra. O mesmo receituário econômico ortodoxo que não resolveu até agora a crise europeia. Por consequência, o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) do atual presidente do governo, primeiro-ministro José Luiz Zapatero e de seu saudoso antecessor, Felipe Gonzalez vai perder amanhã.

Como perderam todos os partidos no governo de países engolfados pela crise: Islândia, Reino Unido, Irlanda, Portugal, Eslováquia, Grécia, Itália...com a Espanha, oito até agora. Parece efeito dominó, vai caindo um a um.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário