POR FERNANDO BRITO · 19/08/2015
A Petrobras divulgou ontem a sua produção média diária média de petróleo e gás.
A de petróleo foi de 2,14 milhões de barris/dia, 2,6% acima dos 2,09 milhões diários produzidos em junho: mais 2,6% no mês. Já a de gás subiu 0,9%, passando de 73,9 milhões de metros cúbicos diários para 74,5 milhões.
O crescimento da produção vem do pré-sal, que segue aumentando sua produção em ritmo galopante: em julho, foram 6,9% a mais na produção de petróleo (sem contar o gás, cuja produção não foi divulgada), passando de 751 mil barris diários para 798 mil a cada dia, em média.
Mesmo considerando crescimento zero na a produção de gás, com os valores do mês passado (equivalente a 175 mil barris de petróleo equivalente/dia), a produção passou de 926 mil barris para 973 mil barris/dia.
O milhão de barris de óleo e gás está para ocorrer este mês, com o início da operação, do mês passado, do primeiro dos oito poços que serão ligados ao navio-plataforma Cidade de Itaguaí, progressivamente.
Isso, na média, porque já foi alcançado como pico diário, no dia 8 do mês passado, quando só o óleo extraído beliscou a marca de 865 mil barris em um dia.
E é por isso, nada além do que por isso, que querem não apenas “beliscar” o pré-sal, como já podem fazer se associando a Petrobras para explorá-lo.
Querem abocanhá-lo inteiro.
Tijolaço
Nenhum comentário:
Postar um comentário