terça-feira, 31 de maio de 2011

Atuação de Lula é legítima


Apesar de absolutamente equivocadas, não surpreendem as críticas recentes à atuação do ex-presidente Lula na vida política do país. Nos últimos dias, não faltaram cientistas políticos de plantão, a oposição midiática e política e, inclusive, alguns aliados mais afoitos, que não olham sua própria atuação, para pregar que, ao participar mais ativamente do cenário político, Lula estaria enfraquecendo o atual governo, com conseqüências negativas à presidenta Dilma Rousseff.

Vamos, portanto, pontuar a esses críticos e à mídia de oposição, que têm a ingênua intenção de cercear a legítima participação do ex-presidente Lula, dois dados irrefutáveis da realidade. Em primeiro lugar, ele é um líder de um partido e tem liderança popular. Em segundo, é um ex-presidente da República e sua estatura nessa condição fala por si.

Na mesma condição, três ex-presidentes são senadores – Itamar Franco, José Sarney e Fernando Collor de Melo. Ou seja, atuam politicamente de forma ampla e institucional. Se Fernando Henrique Cardoso optou em não ser senador, problema dele. Mas é bom que se diga que ele atua como nunca no PSDB e na vida política do país.

Cidadão e liderança política

Simplesmente, não têm qualquer sentido as críticas contra a participação do ex-presidente Lula, seja em relação à luta pela reforma política, seja em função de sua atuação no PT, seja na política nacional, a exemplo de sua ida à Brasília, onde se reuniu com lideranças do PT e do PMDB. Tampouco têm base os comentários irônicos às suas viagens e palestras.

Luiz Inácio Lula da Silva, como cidadão e liderança política, será presença cada vez maior na vida política do país. Isso, aliás, não tem nada a ver com governar. Também não tem a ver com o que fazem outros ex-presidentes, os quais exercem mandatos parlamentares.

A oposição que ponha suas barbas de molho. Lula, com o apoio do PT, não deverá aceitar essa pressão descabida. Não abdicará de participar na vida política do país nem deixará de apoiar o Governo Dilma.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário