quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Aliados de Dilma lideram em 16 estados e estão empatados em 3


Nas disputas pelos governos estaduais, a aliança de partidos que apóia a candidatura está na frente em 16 estados, e empatada tecnicamente em primeiro lugar em outros 3 estados. Este é o cenário apontado pelas pesquisas eleitorais registradas na Justiça Eleitoral.
Os candidatos que apóiam Dilma estão na frente no Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, Mato Grosso, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os candidatos Dilmistas também estão empatados tecnicamente em primeiro lugar em Goiás, Pará e Tocantins.
Os candidatos que apóiam o candidato da oposição estão à frente na disputa em São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Norte, Piauí, Rondônia e estavam na frente no Distrito Federal.

Ficha Limpa

No DF, a situação da oposição se complicou pois o candidato serrista era o ex-governador Roriz, que teve sua candidatura impugnada pelo TRE devido à Lei do Ficha Limpa. Roriz acumula processos e denúnciasque o levaram a renunciar ao mandato de senador em 2007.

Disputa entre aliados

Existem também casos onde mais de um aliado de Dilma disputa o governo, como no caso do Maranhão, onde Flávio Dino (PCdoB) disputa com a candidata do PMDB Roseana Sarney.
Não existe nenhum candidato a governador apoiado por Marina ou outros candidatos a presidente que esteja à frente nas disputas estaduais.

Este quadro reproduz a disputa presidencial onde a candidata Dilma Rousseff aparece à frente do candidato da oposição, mas também aponta mudanças na corrida, por exemplo no Rio Grande do Sul, estado onde Serra ainda mantém a liderança mas vê o crescimento do candidato petista Tarso Genro na disputa pelo Palácio Piratini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário