segunda-feira, 11 de abril de 2011
100 dias: enfoque errado em alguns pontos
Pela segundo fim de semana consecutivo, ontem boa parte do noticiário de política e economia dos jornais foi ocupada por balanços dos 100 primeiros dias de governo Dilma. De maneira geral as avaliações da mídia expressam bem o governo Dilma nestes 100 dias.
Reconhecem e mostram sua determinação de enfrentar a crise sem abandonar a estratégia de crescimento com distribuição de renda mantendo, também, os investimentos e os gastos sociais. A mudança na política monetária e a manutenção do papel do BNDES fazem toda a diferença.
Discordo, e muito, porém, das análises que fazem sobre as mudanças na presidência da Vale, e da Caixa Econômica Federal (CEF). Precisavam ser feitas, e expressam exatamente duas questões destacadas nas avaliações dos jornais, uma reforma da gestão pública, tão necessária em nosso país, e a redefinição do papel do Estado e do governo na governança e na gestão de empresas onde é sócio controlador ou principal acionista.
Mudanças na direção de empresas e bancos comandadas pelo seu principal acionista - aqui apresentadas como "intervenção" - são mais do que naturais em todos os países do mundo.
Blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário