domingo, 3 de abril de 2011
Reforma Política promoverá mudanças no sistema eleitoral e ampliará democracia
Fidelidade partidária, financiamento público de campanha, voto em lista. Com a Reforma Política em andamento no Congresso Nacional, as eleições brasileiras terão mudanças profundas, e a expectativa dos envolvidos é que a democracia saia ampliada. Mas afinal, o que é a Reforma Política? O presidente da Fundação Perseu Abramo, e ex-ministro dos Direitos Humanos no governo Lula, Nilmário Miranda, defende urgência tanto a Reforma como urgência na aprovação.
As alegações são várias. Por exemplo, que no formato atual só os mais ricos conseguem fazer campanha. Por isso, Nilmário defende a financiamento público de campanha.
"Isso está vinculado quase a uma corrupção sistêmica, reiterativa, volta e meia aparece escândalos. Ao mesmo tempo é uma interferência brutal do poder econômico na esfera pública. O que financia quer depois ser beneficiado. E são grandes grupos que querem manipular o orçamento, licitações, querem que aprovem leis de seu interesse e não do interesse da sociedade como um todo". Para que esses problemas deixem de ocorrer, a sugestão do petista é o financiamento público. "O financiamento público vai permitir que o parlamentar seja independente. Que não dependa do financiador, do banqueiro, do empresário, do empreiteiro, do que tem interesse nas concessões públicas".
(Ricardo Weg -- Portal do PT)
Portal do PT
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário