quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Em 2012 a leitura de José Serra ainda está no século passado

Image
José Serra
O mundo gira, a luzitana roda, o ano mudou e o presidenciável tucano da oposição duas vezes derrotado nos últimos nove anos em disputa pelo Planalto, José Serra (em 2002 e 2010), continua a ver o Brasil em processo de desindustrialização.

Diz isto com todas as letras em seu artigo de hoje no Estadão - "A nova vanguarda do atraso". No texto o ex e sempre pré-presidenciável tucano diz que há uma desindustrialização em marcha no Brasil e que "estamos a regredir bravamente à economia-primária exportadora do século XIX".

Um processo que só ele, seus companheiros da Casa das Garças (ninho de economistas tucanos no Rio) e aliados vêem. Ainda ontem escrevi aqui no blog que o lado bom do nosso agronegócio, principal responsável pelo superávit da nossa balança comercial a cada ano é que este (superávit) não vem mais da exportação só de produtos e matérias primas.

Agronegócio mostra como é furada a tese da desinsdustrialização

Boa parte da produção deste agronegócio, tanto a canalizada para o mercado externo, quanto a consumida no mercado interno, hoje é constituída por produtos industrializados, o que movimenta ampla cadeia produtiva.

Pois bem, José Serra parece não ver isto. Bater nesta tecla de que o país está se desindustrializando, voltando à uma situação do século passado, é pura má fé. Principalmente, fazê-lo como faz José, sem apontar saídas para além do câmbio, é irreal.

O mundo, a China, estão aí, as regras do comércio mundial também, apesar da oposição do Brasil e de sua luta para mudá-las. E por que o Brasil faz oposição e luta para mudar estas regras? Porque só há mesmo uma saída: agregar valor, investir em tecnologia e inovação, quebrar barreiras nesses campos e no comércio internacional.

O que estamos fazendo, com o governo adotando políticas e medidas para reduzir custos, sejam de transporte e energia, sejam, também, financeiros e tributários. Então qual é a solução mágica que o José Serra aponta ou apresenta?

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário