sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Após cerco nos complexos da Penha e do Alemão, número de ataques de bandidos no Rio diminui


RIO - Mesmo com o patrulhamento ostensivo nas principais ruas e estradas de acesso à cidade, alguns ataques foram registrados sexta-feira - mas, com o cerco concentrado nos complexos da Penha e do Alemão, em quantidade bem inferior do que na véspera. Sexta-feira, foram pelo menos onze veículos incendiados em ações criminosas, enquanto na quinta-feira tinham sido 45. Nesta madrugada, cinco carros foram incendiados no bairro Botafogo, em Nova Iguaçu.

A Polícia Militar não soube informar as reais causas da redução do número de ações criminosas. Para o coronel Lima Castro, relações-públicas da PM, a queda é resultado de um somatório de fatores:

- Estamos com comboios circulando nas grandes artérias, o que está fazendo com que a polícia tenha uma presença rápida nos momentos de ataques. Além disso, com a entrada na Vila Cruzeiro, os bandidos estão ficando enfraquecidos.

Bandidos estão fugindo para outros bairros e cidades

Para o subcoordenador de Comunicação Social da PM, major Ronaldo Martins, um dos motivos para a redução dos ataques é a fuga de bandidos do Rio. A afirmação, segundo ele, é embasada no fato de a Polícia Federal ter prendido alguns bandidos, que tentavam deixar a cidade passando pela Ponte-Rio Niterói. Em Resende, dois bandidos do Jacarezinho foram presos.

- A presença da PM nas ruas, as incursões no Complexo da Penha e o reforço das Forças Armadas estão causando medo nos bandidos. Não há dúvida de que estão em fuga, por isso os ataques diminuíram. Eles estão mais preocupados em tentar salvar a própria pele do que incendiar carros e ônibus - disse o major. - Alguns traficantes já não tem como resistir ao cerco, estão cansados, ficando sem água, comida e munição. Para esses, só resta tentar fugir. E, para evitar essas fugas, há barreiras policiais nas saídas do Rio, nas estradas federais.

Mesmo com a redução, a população ainda tem medo. Na madrugada de ontem, na Rua Farme de Amoedo, em Ipanema, um Fiat Punto novo foi incendiado. Dois menores, suspeitos de terem provocado o ataque, foram apreendidos por policiais do Grupamento de Apoio Tático (GAT) do 23 BPM (Leblon), no acesso ao Morro do Cantagalo.

Segundo a polícia, eles estariam cumprindo ordens de Paulo Cesar Figueiredo, conhecido como Bolão, que era chefe do tráfico de drogas nos morros Pavão-Pavãozinho e Cantagalo antes da instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) nas comunidades.

O proprietário do Punto, um psicólogo de 36 anos, contou que foi acordado pela síndica do prédio, avisando que seu carro estava pegando fogo na rua. Moradores ajudaram no combate às chamas, antes da chegada dos bombeiros do Quartel de Copacabana.

- Comprei o carro ontem. Quando estacionei na rua ainda pensei: tomara que não aconteça nada - lamentou.

Em São Gonçalo, na Região Metropolitana, uma Kombi foi incendiada no início da madrugada. Segundo a polícia, o ataque ocorreu por volta da 1h, na Rua Juá, no bairro do Colubandê. Também em São Gonçalo, no local conhecido como Pantanal, no bairro Marambaia, um ônibus da Viação Tanguá foi incendiado no fim da manhã de ontem.

Na Avenida Brasil, um carro foi incendiado durante a madrugada na altura da Penha, na Zona Norte. Um ônibus da Viação Caprichosa foi incendiado por volta das 5h na Via Dutra, na pista sentido São Paulo, na altura do Jardim América. Na Baixada, um Fiat Siena foi queimado por volta das 2h na Rua João Bittencourt, em Edson Passos, Mesquita. Em ambos os casos, não houve feridos

Por volta das 13h30m de ontem, um ônibus da linha 625 (Olaria-Saens Peña) foi incendiado na Rua Luísa Vale, em Del Castilho. Segundo o motorista, dez homens saíram da favela Bandeira 2, entraram pela porta da frente do coletivo, atiraram contra o motorista e atearam fogo ao ônibus. Os 22 passageiros conseguiram sair. Ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram de volta para a favela. A polícia chegou em seguida e cercou o local. Pouco depois, homens atearam fogo a um caminhão-baú na Rua Castelo Branco, na Penha.

Granada e coquetéis molotov são apreendidos

Ainda no fim da noite de quinta-feira, um bandido foi baleado durante uma tentativa de ataque a carros na esquina das ruas Carolina Machado e Américo Brasiliense, próximo ao Madureira Shopping, Zona Norte. Quatro homens se preparavam para abordar os motoristas quando foram surpreendidos por policiais militares. Houve troca de tiros. Três integrantes da quadrilha conseguiram fugir, e o bandido baleado foi levado para o Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, onde morreu. Policiais do 41 BPM (Irajá) apreenderam uma granada, uma pistola, um galão de gasolina, um isqueiro, uma mochila e uma faca, material deixado para trás pelo criminosos.

Na área do 4 BPM (São Cristóvão), onde um bandido foi preso e outro morto de manhã, foram apreendidos uma garrafa de gasolina e um revólver 38. Soldados do 5 BPM (Praça da Harmonia), recolheram oito coquetéis molotov.

Nenhum comentário:

Postar um comentário