quarta-feira, 4 de julho de 2018

Pesquisa “some” com candidatura Lula e ainda assim ninguém cresce



POR FERNANDO BRITO · 04/07/2018




Pela segunda vez, a pesquisa (telefônica) do site Poder360, não apresenta o nome de Lula em nenhum cenário eleitoral, usurpando o que não é de sua competência, a eventual inelegibilidade de Lula.

Usurpação da lei e da informação, porque priva a opinião pública de saber quantos são os que, podendo, escolheriam o ex-presidente como candidato, embora a informação esteja lá, nos detalhes da pesquisa, onde 24% votariam nele com certeza e 11% poderiam votar, o que dá perto dos 30 a 34% que outros levantamentos registram em relação às intenções de voto ao ex-presidente.

A explicação do site para excluir Lula é pífia, alegando que faltaria tempo para os entrevistados responderem. Estranho, porque outras perguntas são feitas e não se sabe em que a gravação aplicada aos entrevistado gastaria mais tempo para dizer “Lula” do que “Paulo Rabello de Castro” ou “João Amoedo”. Difícil também explicar o resultado da “rejeição” apontada para Lula (62%), quase chegando ao dobro do registrado na pesquisa Datafolha, divulgada em 11 de junho último, onde a rejeição ao nome de Lulaficou em 36%

Nem assim adianta para os demais candidatos, porém.

O candidato mais bem colocado, Jaír Bolsonaro, marca entre 18 e 21%, seguido de Ciro Gomes – 11 a 13% -. O resto – Marina Silva, Geraldo Alckmin, Álvaro Dias e até Fernando Haddad, que nem se declara candidato – fica embolado, na margem de erro, entre 4 e 8%, dependendo do cenário proposto.

“Apenas” 42% do eleitorado, mesmo com um “cardápio” de 15 candidatos, não indicam, sem Lula presente, o candidato em que votariam, a três meses, praticamente, das eleições.

Será que é preciso mais para provar que temos um processo eleitoral anômalo, carente de legitimidade?

Estão conduzindo o país a uma catástrofe, como fizeram com o golpe.

PS. Os dados técnicos da pesquisa estão registrados no site do Poder360.


Tijolaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário