quinta-feira, 26 de julho de 2018

DEPUTADO ITALIANO: SENTENÇA DE MORO É CASO CHOCANTE DE DANO À JUSTIÇA

Após visita ao ex-presidente Lula na Polícia Federal, o deputado Roberto Gualtieri, do Parlamento Europeu, criticou duramente a sentença de Sergio Moro sobre o triplex, que ele afirmou ter lido na íntegra; "Fiquei chocado com a ausência de provas e de culpa. Essa sentença deveria ser estudada na universidade por muitos anos como um caso incrível de mal à Justiça. Após ler a sentença, não é possível não pensar que tenha sido escrita com motivação política", relatou; ele disse ainda ser "muito preocupante para a democracia brasileira e para a imagem do Brasil no mundo que Lula não seja candidato por conta dessa sentença"

26 DE JULHO DE 2018 

247 - O deputado italiano Roberto Gualtieri, do Parlamento Europeu, relatou ter tido um "emocionante" encontro com o ex-presidente Lula nesta quinta-feira 26, na sede da Polícia Federal, onde levou a solidariedade de "importantes líderes de esquerda europeia e uma carta conjunta assinada pelo presidente do Partido Socialista Europeu e do presidente do grupo do Parlamento Europeu", além de uma carta do líder de seu partido, o Partido Democrata italiano, e saudações e abraços de cinco ex-presidentes do conselho italiano.

O parlamentar fez duras críticas à condenação de Lula e manifestou preocupação com a possibilidade de o ex-presidente não participar das eleições. Ele contou ter lido na íntegra a sentença de Sergio Moro no caso do triplex, que condenou Lula à prisão, e que ficou "chocado com a ausência de provas e de culpa".


"Essa sentença deveria ser estudada na universidade por muitos anos como um caso incrível de mal à Justiça. Após ler a sentença, não é possível não pensar que tenha sido escrita com motivação política", criticou. Ele destacou ainda que Lula foi preso "antes do julgamento definitivo, contrariamente ao que prevê a Constituição brasileira".

O deputado afirmou em seguida ser "muito preocupante para a democracia brasileira e para a imagem do Brasil no mundo que Lula não seja candidato por conta dessa sentença". "O processo eleitoral deve ser o mais legítimo possível", defendeu.

Em sua avaliação, a batalha travada por Lula "não é uma batalha política só sua, mas da democracia no Brasil, na América Latina e também no mundo". Questionado sobre a repercussão na Europa sobre a prisão de Lula, declarou que "há muitas inquietações" e reforçou que "será um grave dano se ele não puder participar das eleições".

"Eu expressei a proximidade, a solidariedade, a amizade humana e política dos progressistas europeus ao presidente Lula. Lula tem sido e é uma referência para todos os democráticos, inclusive na Europa. Lula tornou o Brasil mais parecido com a Europa, com políticas de igualdade social. Todos os líderes de esquerda reconhecem esse feito do Lula", disse Gualtieri.

Inscreva-se na TV 247 e assista à fala do deputado:






Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário