quinta-feira, 7 de abril de 2011

Juros x Inflação - Por Tarcísio Delgado


Os especialistas, corrente forte de economista renomados, sustentam a tese de que a ampliação do crédito e a renúncia fiscal praticadas em 2009 e 2010, como estímulo ao consumo, acabou por despertar o processo inflacionário.

Por outro lado, afirmam os mesmos especialistas, e é de notório conhecimento, que a sociedade nunca está disposta a abrir mão de vantagens conquistadas, independentemente das circunstâncias diferentes que possam ocorrer. Daí, não se acostuma consumir menos depois do período de bonança.

Agora, com o consumo aquecido e fora de controle, estamos vivendo a terrível ameaça de aumento da inflação. Os mesmos técnicos garantem que a única maneira de controle inflacionário, nas circunstâncias atuais, é a elevação dos juros. Pois bem, aparecem os investidores e os donos do sistema financeiro, e se batem contra juros altos, estabelecendo o embate inflação X juros.

Neste jogo de interesses, entre a inflação que prejudica a todos sem qualquer exclusão, com danos desastrosos à economia popular, e a alta dos juros, que atinge com maior intensidade os mais poderosos economicamente, que subam os juros.

O controle da inflação deve ser prioridade máxima do governo.

Tarcísio Delgado

Nenhum comentário:

Postar um comentário