sexta-feira, 8 de abril de 2011
Peru entre a esquerda e a direita - Por Brizola Neto
A reação desesperada do candidato Alejandro Toledo, até poucas semanas o favorito absoluto às eleições presidenciais no Peru, depois de amanhã, dizendo que “a democracia peruana está em jogo”, com a possível ida do esquerdista Holanta Umalla (na foto)e a filha do ex-presidente neoliberal (hoje preso) Alberto Fujimori, Keiko.
É que se noticiou, segundo revela o site Opera Mundi, foi divulgada para a imprensa estrangeira – as pesquisas no peru são proibidas na semana final do pleito – um levantamento feito pela Associação de Bancos do Peru com o instituto Ipsos Apoyo, registrou 28% para Umalla e 21% para Keiko, a segunda colocada. Toledo, ex-líder das pesquisas, cai para 18% e já anda fazendo apelos por uma união com o quarto colocado, Pedro Paulo Kucinky, e o quinto, Luis Castañeda.
Até domingo, as pesquisas mostravam que, num segundo turno com Keiko, Umalla tinha ligeira vantagem, pela rejeição à figura de seu pai e mentor político, condenado por corrupção e violações de direitos humanos.
Brizola Neto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário