Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 3, sobre intenções de votos válidos para o governo do Amazonas aponta para eleição de Eduardo Braga (PMDB) com 51% dos votos válidos; governador José Melo (PROS) aparece em segundo, com 35%, e Marcelo Ramos (PSB) em terceiro, com 7%. Chico Preto (PMN) tem 3% e Herbert Amazonas (PSTU), 2%. Abel Alves (PSOL) e Luiz Navarro (PCB) têm 1% cada; para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos
3 de Outubro de 2014 às 20:52
Amazonas 247 - Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira, 3, sobre intenções de voto para o governo do Amazonas aponta Eduardo Braga (PMDB) com 51% dos votos válidos. Governador José Melo (PROS) aparece em segundo, com 35%, e Marcelo Ramos (PSB) em terceiro, com 7%. Chico Preto (PMN) tem 3% e Herbert Amazonas (PSTU), 2%. Abel Alves (PSOL) e Luiz Navarro (PCB) têm 1% cada.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais mostram Braga em primeiro, com 46%. José Melo vem em segundo, com 32%. Marcelo Ramos tem 6%, Chico Preto, 3%, Herbert Amazonas, 2%, e Abel Alves Luiz Navarro, 1% cada. Brancos e nulos, 2% e indecisos, 7%.
No levantamento anterior, realizado pelo instituto entre os dias 8 e 11 de setembro, Eduardo Braga tinha 46%, seguido por José Melo (31%) e Marcelo Ramos e Chico Preto, com 3%, cada.
Numa simulação de segundo turno entre Eduardo Braga e José Melo, Braga tem 51%, contra 39% de Melo. Brancos e nulos, 5%, e indecisos, 5%.
A pesquisa foi encomendada pela Rede Amazônica e realizada entre os dias 1 e 2 de outubro. A pesquisa contou com entrevistas de 1.512 eleitores. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo número AM-00051/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo número BR-00979/2014.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário