Ministro Milton Rondó Filho, responsável pela área de combate à fome do Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior, na última sexta-feira, alertando para o risco de um golpe político no país; cerca de uma hora e meia depois, o secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, enviou outro comunicado pedindo para que fossem ignorados os comunicados anteriores porque "circulares foram expedidas sem autorização"
23 DE MARÇO DE 2016 ÀS 06:32
247 – O Ministério das Relações Exteriores (MRE) enviou telegramas a todas as embaixadas e representações do Brasil no exterior, na última sexta-feira, alertando para o risco de um golpe político no país.
O texto, enviado pelo ministro Milton Rondó Filho, responsável pela área de combate à fome do MRE, pedia que cada posto designasse um diplomata para dialogar com as organizações da sociedade civil locais.
O telegrama 100.755 retransmitia uma nota da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), que reúne 250 entidades, com as seguintes frases: ‘É momento de resistência democrática!. Não ao Golpe! Nossa luta continua!’.
Cerca de uma hora e meia depois, o secretário-geral do Itamaraty, Sérgio Danese, enviou outro comunicado aos postos no exterior, pedindo para que fossem ignorados os comunicados anteriores.
Consultado, o Ministério das Relações Exteriores informou que essas circulares foram expedidas sem autorização superior e, por isso, foram anuladas.
Leia aqui reportagem de Gabriela Valente sobre o assunto.
Brasil 24/7
Nenhum comentário:
Postar um comentário