TER, 10/04/2018 - 20:45
O magistrado de Curitiba deu um recado direto em palestra pública aos ministros do Supremo
Foto: Reprodução
Jornal GGN - Um dia antes de o Supremo Tribunal Federal (STF) poder julgar a revisão da prisão em segunda instância, o juiz da Lava Jato em Curitiba, Sérgio Moro, decidiu elogiar o julgamento do Habeas Corpus de Lula, que o permitiu ordenar sua prisão.
"Fiquei muito feliz com o julgamento da semana passada. O STF merece todos os elogios. Impediu uma grande retrocesso", disse Moro, a uma plateia de cerca de 2 mil pessoas, na tarde desta terça-feira (10), no Forum da Liberdade, em Porto Alegre.
O magistrado decidiu participar de duas palestras públicas ainda hoje, um dia antes de o STF possivelmente colocar em pauta de julgamento as Ações Declaratórias de Constitucionalidade (ADCs) que questionam a prisão a partir da segunda instância.
"Não se pode construir um processo penal que impeça que pessoas poderosas permaneçam impunes porque tem condições de manipular o sistema para impedir que um caso concreto chegue ao fim", disse ainda, sem mencionar diretamente o caso de Lula.
Para Moro, o Brasil ainda tem um ambiente institucional que "favorece a corrupção". Segundo essa linha, o magistrado de Curitiba defendeu "reformas mais amplas": "É necessário ter reformas mais amplas para diminuir incentivos à corrupção. Isso que chamamos de loteamento político de cargos públicos se encontra na raiz dos problemas da Petrobras", disse.
Jornal GGN
Nenhum comentário:
Postar um comentário