segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
Trajetória de Darcy Ribeiro
Darcy Ribeiro é um dos cientistas sociais brasileiros de maior renome no mundo, por sua grande contribuição à defesa da causa étnica. Consagrou-se como alguém que propunha uma reflexão do Brasil a partir da amplidão de sua cultura, e já enxergava que as expressões populares seriam capazes de auxiliar uma "leitura" mais completa do país.
Começou sua vida profissional como antropólogo, passando à área educacional; também concretizou projetos na área ambiental, e, por sua intensa produção de livros, passou a ocupar, em 1993, a cadeira de número 11 da Academia Brasileira de Letras.
Entre as obras que idealizou, além da UnB, estão os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), centros culturais e, em oito países, criou ou recriou universidades, além de deixar inúmeras obras traduzidas para diversos idiomas. Entre as instituições criadas por Darcy estão ainda o Museu do Índio, a Biblioteca Pública Estadual, a Casa França-Brasil, a Casa Laura Alvim, o Centro Infantil de Cultura de Ipanema e o Sambódromo, todos no Rio de Janeiro, além do Memorial da América Latina, edificado em São Paulo com projeto de Oscar Niemeyer.
Portal Vermelho
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário