quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
As vitórias do PT na Câmara e no Senado. E muito trabalho pela frente
As eleições do deputado Marco Maia (PT-RS) para presidente da Câmara dos Deputados e da senadora Marta Suplicy (PT-SP) para a 1ª vice-presidência do Senado Federal são duas vitórias do PT. O partido reassume, assim, a presidência da Câmara, até novembro pp. com o PMDB e retoma a vice do Senado, ocupada no final da legislatura anterior pelo PSDB.
A eleição de Maia, de Marta, e do senador José Sarney (PMDB-AP), como presidente do Senado, expressa o respeito que realmente deve haver à proporcionalidade e ao critério de que a maior bancada indica o candidato a presidente e comanda o processo de composição das Mesas no Congresso. Mas, seu significado político vai além disso.
Além de vitória partidária, a expressiva votação do deputado Marco Maia (375 dos 513 votos de seus colegas) para presidir a Câmara e a do senador José Sarney (PMDB-AP) - eleito com 70 dos 81 votos de seus pares - evidencia a ampla base de apoio do governo e da presidenta Dilma Rousseff no Congresso Nacional.
Mas, festa da vitória à parte, a vida não será fácil para os dois presidentes das duas Casas do nosso Congresso e para os deputados e senadores. Uma longa pauta os espera nesta legislatura, especialmente neste 2011. A começar pelas questões espinhosas num ano de restrições orçamentárias e riscos à economia em decorrência da crise global (leiam, também, Questões espinhosas no Congresso.
Blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário