terça-feira, 3 de maio de 2011
No Peru, candidato progressista lidera a disputa
Realizadas a pouco mais de um mês da realização do 2º turno da eleição presidencial no Peru - no dia 5 de junho próximo - as últimas pesquisas eleitorais trazem boas notícias: segundo levantamento do Instituto Image, o candidato progressista e apoiado pela esquerda, Ollanta Humala conta com 42% das intenções de votos contra 37,8% atribuídas à candidata representante das forças conservadoras, Keiko Fujimori.
Humala vence, inclusive, em todas as regiões, com exceção de Lima, onde sua candidatura também cresce. Já Keiko, embora apoiada pela elite peruana, está cada vez mais marcada pelo governo corrupto de seu pai, o ex-presidente Alberto Fujimori, na cadeia, condenado a 25 anos de prisão por corrupção.
Caso as urnas confirmem a vitória de Humala daqui a um mês, reitera-se a tendência da América do Sul - e da América Latina - de votar à esquerda nas mais recentes eleições presidenciais e de rechaçar, consequentemente, as forças neoliberais que infelicitaram o continente e a região na década de 90.
Blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário