sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Planalto vai proibir edição da Wikipédia em sua rede



É a primeira providência adotada como resposta à divulgação de que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, com inclusão de observações críticas aos dois; por meio de nota oficial, o governo disse que não tem como saber quem exatamente fez as alterações, pois o histórico de navegação das máquinas da Presidência ficava arquivado (até julho de 2014) por apenas 6 meses. O vandalismo se deu no ano de 2013

8 de Agosto de 2014 às 20:14




247 - O Palácio do Planalto vai bloquear o acesso da página de edição da Wikipédia a partir da rede de internet da Presidência da República. É a primeira providência adotada como resposta à divulgação de que computadores conectados à rede da Presidência da República acessaram a Wikipédia para alterar perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, com inclusão de observações críticas aos dois.

Por meio de nota oficial, o governo disse que não tem como saber quem exatamente fez as alterações, pois o histórico de navegação das máquinas da Presidência ficava arquivado (até julho de 2014) por apenas 6 meses. O vandalismo se deu no ano de 2013.

Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, o caso é "abominável" e prometeu investigação para punir os responsáveis. "Não seria nossa vontade em fazer qualquer atitude dessa. O IP do Planalto é usado por muita gente, vamos fazer uma investigação para localizar de qual máquina partiu essa bobagem. Esse tipo de ação é abominável. Faremos de tudo para punir duramente. Isso não é aceitável em uma democracia", afirmou.

A Procuradoria da República do Distrito Federal vai analisar as alterações. A partir da avaliação, os procuradores decidirão se será aberto ou não algum procedimento para apurar o caso.
 
 
Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário