terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

EL PAÍS: GILMAR SERÁ AMEAÇA A DILMA NO COMANDO DO TSE


Jornal El País considerou como ameaça ao mandato da presidente Dilma Rousseff e ao PT como um todo a ida do ministro Gilmar Mendes para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); o veículo espanhol afirma que o processo de impeachment contra Dilma perdeu força na Câmara, sob o comando de Eduardo Cunha (PMDB) e que a última esperança do PSDB em retirar a presidente do Poder estaria agora na ação de cassação que corre no TSE, cujo julgamento deve ser comandado por Gilmar Mendes; "A maior chance de Rousseff perder o seu cargo está no TSE. E lá é onde o Governo teria menor influência"; para o El País, há possibilidade de duas eleições em outubro, para prefeito e presidente

9 DE FEVEREIRO DE 2016 ÀS 15:29


247 - O jornal espanhol El País considerou como ameaça à presidente Dilma Rousseff e ao PT a ida do ministro Gilmar Mendes para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Um dos mais críticos dos governo do PT no Judiciários brasileiro, Mendes atualmente é o vice-presidente do TSE e poderá substituir o atual presidente, ministro Dias Toffoli, em maio. 

"Neste momento, o maior problema para o PT no TSE é a rigidez e a celeridade com que Mendes quer tratar temas como a prestação de contas eleitorais", afirma o jornal. O texto lembra da ação movida pelo PSDB que pede a impugnação da candidatura de Dilma e do vice Michel Temer. "No atual cenário, em que a Câmara dos Deputados está enfraquecida sob o comando de Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a maior chance de Rousseff perder o seu cargo está no TSE. E lá é onde o Governo teria menor influência", afirma a reportagem assinada por Afonso Benites.

Para o jornal espanhol, o PT tenta acelerar o julgamento da ação antes da saída de Toffoli, mas até agora não conseguiu. "Se o julgamento da ação resultar na cassação da candidatura de Rousseff, pode ser que o país tenha não só eleições municipais em outubro deste ano (quando se elegem prefeitos e vereadores), mas também tenha de escolher um novo presidente. (...) É tudo o que o PT luta contra neste momento", diz.



Brasil 24/7

Nenhum comentário:

Postar um comentário