sexta-feira, 7 de julho de 2017

Denúncia contra Temer tem que ser votada rapidamente, diz Maia

SEX, 07/07/2017 - 09:01


Jornal GGN – O deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara, defende que o Congresso vote rapidamente se aceita ou não a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) por corrupção passiva. A denúncia foi formulada pela Procuradoria-geral da República.

Maia entende que se deve encerrar esse assunto assim que sair da Comissão de Constituição e Justiça, pois “o Brasil não pode ficar parado com o parecer da Comissão de Constituição e Justiça até o mês de agosto“. As declarações foram dadas em coletiva concedida à imprensa brasileira, em Buenos Aires.

Rodrigo Maia participa, na capital argentina, do Primeiro Fórum Parlamentar sobre Relações Internacionais e Diplomacia Parlamentar. Disse, ainda, que não é verdade que tenha saído do Brasil para evitar ter que assumir o lugar de Temer, na viagem rumo à reunião do G20, na Alemanha. Maia afirma que sua participação no evento na Argentina já tinha sido combinado há mais de um mês.

O presidente da Câmara admite, ainda, a possibilidade de suspender o recesso parlamentar para analisar eventual denúncia contra Michel Temer, o presidente. Maia disse também que pretende continuar na presidência da Câmara trabalhando pela aprovação das reformas até 2018 e, em sua avaliação, Temer terá apoio parlamentar necessário para escapar de julgamento e se manter no cargo.

O plenário deverá votar o relatório a ser apresentado pela Comissão de Constituição e Justiça e, então, decidir se a denúncia contra Temer será aceita ou não. Temer precisa garantir 172 votos para escapar do julgamento. Maia não comenta a possibilidade de Temer ser derrotado na Câmara e ele assumir a Presidência.

“Para que a gente possa colaborar com a democracia brasileira e a estabilidade no Brasil, essa é uma análise que eu não acho prudente. O presidente Michel Temer tem uma base de apoio grande“, disse. “Claro que não é uma votação fácil, mas a probabilidade maior é que ele vença essa denúncia. Acho que o passo seguinte não deve ser avaliado, a não ser que ele ocorra“.

Para Maia, o importante é votar rapidamente esta denúncia para que possa seguir adiante com a votação das reformas trabalhista, da Previdência e do sistema tributário. Maia cita também mudanças na legislação na área de segurança pública. No entanto, acredita que a Comissão só concluirá seu relatório no dia 17 de julho, quando começa o recesso parlamentar. Caso isso ocorra, a votação aconteceria somente na primeira semana de agosto, a não ser que o plenário aceite votar durante o recesso.

Maia acredita que Temer tenha uma boa relação com os parlamentares, diferente da ex-presidente eleita Dilma Rousseff, mas muitos dos 380 deputados ainda não manifestaram a sua opinião abertamente.

O presidente da Câmara reconhece que Temer foi fundamental para que fosse eleito na segunda eleição para o posto, e garante que sabe reconhecer a ajuda. Além disso, disse que seu papel agora é liderar as reformas no Congresso e ser árbitro nas denúncias.

Com informações da Agência Brasil



Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário