sexta-feira, 5 de novembro de 2010

EUA: "irresponsáveis" e "medíocres"


É "irresponsabilidade" e "mediocridade política" dos Estados Unidos mesmo, como definiu o presidente Lula ao expor a posição brasileira, este pacotaço de US$ 600 bilhões que o FED (banco central americano) decidiu jogar na economia de seu país para tentar retomar o crescimento.

Principalmente porque se sabe - e todos sabem - que muito desse dinheiro vai escorrer e inundar economias de outros países na forma de capitais especulativos, desorganizando também elas.

Nosso presidente considerou que o pacote é mera "política de sobrevivência" das economias ricas, adotado em ano de eleição (os EUA, por exemplo, saíram de uma 2ª feira) e só mostra e reforça a "falta de solidariedade" deles com o resto do mundo, já que as ações dos países desenvolvidos repercutem nas economias em desenvolvimento.

Para o presidente brasileiro, os US$ 600 bilhões seriam melhor aproveitados se destinados a ajudar países a saírem da pobreza. Estes poderiam demandar mais produtos e comprar bens norte-americanos e de outros o que seria bom, inclusive, para as nações desenvolvidas.

De qualquer forma, a ação dos EUA não surpreende. Passado o auge da crise financeira global de 2008 - iniciada lá - Tio Sam e os demais desenvolvidos mostraram-se incapazes de resolver questões como a situação financeira da Grécia, por exemplo, o que revela, como bem frisou o presidente brasileiro "mediocridade" de seus líderes, já que se tratava de um caso "'pequeno".

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário