sábado, 18 de fevereiro de 2012

Análise do aceno de Kassab, de aliança PSD-PT. Por senador do PT

Image
Jorge Viana
Nesta véspera de mais um recesso do blog (Carnaval), recomendo a vocês a leitura - não deixem de ver - da íntegra da entrevista do senador Jorge Viana (PT-AC) concedida ao Estadão e publicada nesta 5ª feira com o título "Kassab deu um baile político no PT e no PSDB, diz senador petista".

Na entrevista, o parlamentar acriano, dentre outros temas, analisa a performance política do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (ex-DEM-PSDB, agora PSD), na arena político-partidária-pré-eleitoral; o impacto de uma eventual coligação (ou não) PSD-PT proposta pelo prefeito para as eleições de outubro; e o casamento PT-PMDB no plano nacional.

O senador Viana constata que a aliança PSD-PT proposta por Kassab levou tanto petistas quanto tucanos (dos quais Kassab é aliado histórico) a uma crise existencial. "Nunca tinha visto alguém terminando mal um governo com tanta força. Esse prefeito está dando um baile de política tanto no PT como no PSDB. Faz os dois viverem crises existenciais, além de tirar o DEM do mapa", julga Viana.

Embora crítico à eventual aliança do PT com o PSD na capital paulista, o senador do Acre pondera que "a maior prioridade nossa (do PT), hoje, é ganhar São Paulo". Indiscutível, certo, pelo peso político e econômico que a capital tem no país e como etapa para se conseguir desalojar os tucanos no Estado, onde ocupam o poder há 20 anos.

Ele discute, ainda, a aliança PT-PMDB no nível federal, afirmando que "depois de um ano, esse casamento (entre os dois partidos) está indo melhor do que muitos que eu conheço por aí". Quanto aos desafios do PT, Viana alerta: "o PT tem de se cuidar para não virar refém do poder que conquistou. Isso vale para a esfera federal, estadual e municipal".

Foto: Waldemir Barreto/ Agencia Senado.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário