Segundo reportagem do jornal O Globo, computadores do Planalto alteraram biografias do Wikipedia para inserir críticas contra os comentaristas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, da Rede Globo; em nota, governo diz ser "lamentável" e "absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão"; ministro Gilberto Carvalho definiu o gesto como "abominável"
8 de Agosto de 2014 às 18:43
247 – O Palácio do Planalto afirmou ser "lamentável" e "absolutamente condenável a utilização de equipamentos públicos com o intuito de atacar a imagem de qualquer cidadão". A afirmação foi uma resposta à reportagem do jornal O Globo que apontou que IPs de computadores do Planalto alteraram perfis de jornalistas na Wikipedia.
Segundo a matéria, as biografias de Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg, comentaristas de economia da Rede Globo, foram modificadas e, com as alterações, passaram a ter críticas contra os jornalistas. O Planalto afirmou também que é "tecnicamente impossível" identificar os autores das alterações, porque não há mais registros dos acessos feitos em maio do ano passado, quando ocorreram as mudanças na Wikipedia.
Para o ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, o caso é "abominável" e prometeu investigação para punir os responsáveis. "Não seria nossa vontade em fazer qualquer atitude dessa. O IP do Planalto é usado por muita gente, vamos fazer uma investigação para localizar de qual máquina partiu essa bobagem. Esse tipo de ação é abominável. Faremos de tudo para punir duramente. Isso não é aceitável em uma democracia", afirmou.
A Procuradoria da República do Distrito Federal vai analisar as alterações. A partir da avaliação, os procuradores decidirão se será aberto ou não algum procedimento para apurar o caso.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário