O que é Offshore:
Offshore é um termo da língua inglesa e que significa “afastado da costa”, na tradução para o português. Em termos financeiros, é designada por offshore uma empresa que tem a sua contabilidade num país distinto daquele (s) onde exerce a sua atividade.
O significado de offshore está também relacionado com a atividade (prospecção, perfuração e exploração) de empresas de exploração petrolífera que operam ao largo da costa.
No contexto esportivo, offshore é um esporte motonáutico onde os barcos têm grande potência e atingem altas velocidades. No surf, por sua vez, offshore é um termo que designa o vento que sopra da direção da terra para o mar.
Ver também: o significado de Panama Papers.
Paraísos Fiscais
O termo offshore também tem surgido com muita frequência associado as empresas ou contas abertas em paraísos fiscais, que são, por vezes, utilizadas para fins ilícitos e crimes do colarinho branco.
Esses estabelecimentos bancários localizados no estrangeiro não estão debaixo das leis do país de onde veio o investimento.
Com o objetivo de aumentar os lucros e ganhar maior competitividade, algumas empresas deslocam a sua sede contabilística para paraísos fiscais, assim denominados por possuírem algumas características como: baixa carga tributária ou mesmo isenção fiscal, garantia de absoluto sigilo bancário, estabilidade política e legislativa, privacidade dos negócios e etc.
Os principais paraísos fiscais no mundo são: Bahamas, Ilhas Virgens Britânicas, Uruguai, Panamá e Ilhas Caimão.
Saiba mais sobre o significado dos Paraísos Fiscais.
Offshore e Onshore
Os serviços offshore, como dito, são aqueles feitos a partir da costa marítima de determinada localidade. Já os onshore são conhecidos por estarem localizados em terra, ou seja, distantes da costa.
LT
LT
Nenhum comentário:
Postar um comentário