segunda-feira, 10 de julho de 2017

ALIADOS DE TEMER JÁ ESPERAM DERROTA NA CCJ


Mesmo os aliados mais próximos de Michel Temer já consideram que ele deve sair derrotado na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara; caciques do PMDB e aliados do governo dão como certo que o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) apresentará hoje parecer favorável à aceitação da denúncia por corrupção passiva contra o peemedebista; a expectativa de políticos do entorno do presidente é que o relatório de Zveiter tenha caráter técnico e fortes argumentos jurídicos, sem juízo político da conduta de Temer, tornando difícil que os integrantes da CCJ votem contra o parecer; a cúpula do PSDB se reúne hoje para decidir a postura em relação ao governo e avalia que a aceitação da denúncia pode ser a gota d’água para deixar a base; Temer passou o domingo em reuniões montando uma estratégia para evitar a derrota

10 DE JULHO DE 2017


247 - Para aliados de Michel Temer, o parecer do deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), que deve ser apresentado hoje na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), será favorável à aceitação da denúncia contra Michel Temer por corrupção passiva. A expectativa de políticos do entorno do peemedebista é que o relatório de Zveiter tenha caráter técnico e fortes argumentos jurídicos, sem juízo político da conduta de Temer, tornando difícil que os integrantes da CCJ votem contra o parecer.

A cúpula do PSDB se reúne hoje para decidir a postura em relação ao governo e avalia que a aceitação da denúncia pode ser a gota d’água para deixar a base. Temer passou o domingo em reuniões no Jaburu e no Alvorada montando uma estratégia para evitar a derrota.

A falta de ascendência do governo sobre o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ), relator do caso na comissão, é tamanha que caciques do partido do , aliados e políticos fluminenses dão como certo, pelo perfil dele, um parecer pela aceitação da denúncia. E admitem que, se o relatório for técnico, sem juízo da acusação, será difícil votar contra ele na comissão. Zveiter não antecipa o teor, limitando-se a dizer que seu voto será “sucinto e objetivo”.

Na noite de ontem, Temer convocou líderes aliados para discutir sua estratégia. Mais cedo, também recebeu os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEMRJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE).

A expectativa no Palácio do Planalto é que o relator tenha elaborado um parecer técnico, que não leve em conta o mérito, apenas a constitucionalidade do pedido. Esse é o mesmo argumento usado por aqueles que dizem ser certa a apresentação de um parecer contrário a Temer. Segundo pessoas próximas a Zveiter, como ele tem postura técnica e focará no aspecto jurídico da denúncia, dificilmente favorecerá Temer.

As informações são de reportagem de em Eduardo Barreto, Eduardo Bresciani, Letícia Fernandes e Manoel Ventura em O Globo.



Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário