domingo, 5 de novembro de 2017

"Não tem sentido que candidato com denúncia concorra ao cargo", diz Fux sobre Lula

DOM, 05/11/2017 - 10:25


Jornal GGN - O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux disse que a candidatura de Lula à presidência em 2018 "não faz muito sentido" porque o petista já foi condenado no caso triplex e acumula mais denúncias aceitas pela Justiça em Brasília e em Curitiba. Na visão do magistrado, se um presidente denunciado é afastado, não tem razão de ser a candidatura de um cidadão nas mesmas condições. Fux ainda disse que a empreitada de Lula atenta contra a moralidade do pleito.

Veja o posicionamento do ministro sobre a candidatura de Lula, em entrevista à jornalista Mônica Bergamo:

"Abstratamente, eu entendo que algumas questões vão ser colocadas: a primeira, a da Lei da Ficha Limpa [que diz que condenados em segunda instância são inelegíveis.

A segunda é decorrente da Constituição. Ela estabelece que, quando o presidente tem contra si uma denúncia recebida, ele tem que ser afastado do cargo.

Ora, se o presidente é afastado, não tem muito sentido que um candidato que já tem uma denúncia recebida concorra ao cargo. Ele se elege, assume e depois é afastado?

E pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar."


Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário