terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Erro do jornal em matéria de discriminação
São simplesmente risíveis as matérias publicadas na Folha de S. Paulo neste domingo afirmando que o governo federal do PT discrimina prefeitos adversários e favorece os petistas ou das legendas aliadas. O jornal diz que, por isso, particularmente a gestão do presidente Lula, em seu final, teria "turbinado" estas administrações que agora têm grande número de obras para inaugurar em 2012, ano das eleições municipais no país.
A reportagem afirma que dos 20 municípios que mais receberam verbas federais (em relação ao número de eleitores), sete são de administrações petistas, seis do PMDB e os demais, governados pelos partidos aliados (PP, PSB, PDT, PC do B e PR).
A matéria só não se lembra de esclarecer ao leitor que desde 2002 (e, também, em 2004, 2006, 2008, 2010, anos de eleições) vários partidos, cansados e desiludidos do alinhamento com os da oposição, somam-se ao PT e que, por estas alianças partidárias municipais, estes partidos somam muito mais prefeitos do que os eleitos pelo PSDB, DEM e cia.
Tucano governa com mapa na mão para discriminar
Tampouco coloca para seus leitores que boa parte destas cidades são grandes. Os recursos a elas destinados, obviamente, são maiores e isto depende do porte das obras, do tamanho do município e de sua população, de sua possibilidade de oferecer a contrapartida ao dinheiro recebido, de sua capacidade de ser parceira na obra e que esta não seja tocada só pelo governo federal...
A reportagem do Folhão (aliás, ela repete esta pauta com frequência) é a típica matéria que confunde, distorce os fatos e tem apenas o propósito de jogar a opinião pública contra o governo federal. Claro, que a Folha também não fala nada do que são as administrações tucanas.
Se falassem a respeito, o jornal e seus editores e jornalistas veriam o que é mesmo discriminação. Se apurassem como administram os governadores tucanos, veriam o que é discriminação, principalmente a promovida pela dupla José Serra-Aécio Neves como governadores de São Paulo e de Minas Gerais.
Governam - eles e todos os demais administradores tucanos - com mapa político na mão. Em governos deles os recursos, verbas, obras e convênios vão só para prefeitos seus aliados. Os do PT e os adversários deles eleitos por legendas aliadas aos petistas passam os quatro anos a pão e água.
Blog do Zé Dirceu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário