segunda-feira, 4 de julho de 2011

Flavio Cheker: presente na luta

Remédio para quem não pode ir buscá-lo: é possível!

flavioremediosA distribuição domiciliar e gratuita de medicamentos e materiais médicos para a população idosa de Juiz de Fora motiva Projeto de Lei apresentado pelo vereador Flávio Cheker nesta quinta-feira (30/06). Pela proposta, a Prefeitura deverá fazer a entrega de remédios e acessórios para idosos portadores de doenças crônicas, cadastrados a partir do SUS e do PSF (Programa Saúde da Família). Segundo o parlamentar, esta política é importante porque “é preciso levar o sistema aos limites da sua estrutura, exigindo para o cidadão e a cidadã práticas que podem e devem ser ‘normais e cotidianas’, mas que no entanto parecem em um primeiro momento como impossíveis ou ‘luxuosas’ ”.

De acordo com o IBGE, em 2009 o Brasil possuía pelo menos 21 milhões de idosos, o que corresponde a 11,3% da população. Destes, quase a metade sofre de uma ou mais doenças crônicas e 32,5% não conseguem ser atendidos nem por um plano de saúdo nem pelo PSF. Além disso, quase 14% encontram dificuldades para se locomover em trajetos de apenas cem metros.

Os idosos já merecem atenção diferenciada da Saúde a partir do PSF e da Política Nacional de Idosos. Estes programas instituem medidas para promover os direitos sociais desta parcela da população, criando condições para a promoção de sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. A distribuição domiciliar de medicamentos é uma destas políticas.

DM PT JF

Nenhum comentário:

Postar um comentário