O ministro destacou que as pesquisa científica fornecem dados fundamentais para embasar a criação de políticas públicas para o aperfeiçoamento do aprendizado no ensino básico.
“Nesse estudo nós queremos saber os fatores que causam o aprendizado. Aquilo que se você mudar, efetivamente vai aumentar o aprendizado. Queremos saber se aumentarmos, por exemplo, o ano letivo no Brasil, com os professores que nós temos, com o currículo que nós temos, com as escolas que nós temos, se isso vai melhorar o aprendizado do aluno”, diz Ricardo Paes de Barros, da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República - (SAE).
O ministro Haddad acredita que o estudo sugere possibilidades concretas e embasadas de metas a se perseguir para mudanças no sistema educacional, mas deixou claro que qualquer proposta será debatida com a sociedade.
“A nossa carga horária anual hoje é de 800 horas. Aumentar uma hora por dia talvez não cause tanto impacto nos custos do que aumentar 20 dias por ano. Em termos de transporte você vai ter impacto, por exemplo. É disso que estamos tratando nesse momento: como manter a criança mais exposta ao conhecimento do que habitualmente se faz”, diz Fernando Haddad, ministro da Educação.
Portal do PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário