sábado, 8 de outubro de 2011

Tombini garante: inflação vai cair

O IBGE divulgou nesta 6ª feira o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) que mede a inflação no país. Em setembro, tivemos uma alta de 0,53% - o maior para o mês desde 2003 - ante uma variação positiva de 0,37% em agosto. Antes, porém, que os catastrofistas de plantão se arvorem mais uma vez em profetas do caos, tudo indica que a inflação deve cair. Assim falou o presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini (foto).

Palavra de Tombini: a previsão de menor crescimento da economia este ano e as medidas de contenção do crédito tomadas pelo BC ajudarão a conter a inflação. Além disso, a retração da economia internacional e a desaceleração da produção brasileira permitirão que o BC continue com cortes graduais dos juros básicos.

O presidente do BC prevê, ainda, que até dezembro de 2012, o IPCA convergirá para o centro da meta de 4,5% (e tem,. ainda, a banda, de 2 pontos percentuais para cima ou para baixo, não é?). Mas, voltando ao IPCA de setembro: dentre os responsáveis pela alta inflacionária estão os grupos de alimentação, bebidas e transportes.

Passagens aéreas: crescimento assustador dos preços

Juntos eles contribuíram com uma elevação de 0,30 ponto percentual para a alta de 0,53% do IPCA. Agora, analisando os dados do relatório do IBGE, o que chama a atenção é o crescimento assustador do preço das passagens aéreas.

Elas ficaram mais caras em até 23,40% em setembro ante queda de 5,91% em agosto. De janeiro a setembro, esse aumento chega a 31,57%. Alguns atribuem o aumento ao crescimento extraordinário da demanda.

Mas, a rigor, o órgão regulador, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tem que cumprir o seu papel e, principalmente, antes de tudo dar uma explicação à sociedade. Afinal, a aviação comercial é uma concessão pública e o setor está quase monopolizado. Na prática, apenas três empresas controlam a oferta no Brasil e em todo o mundo.

Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário