domingo, 15 de março de 2015

LULA PROPÕE AGENDA: FINANCIAMENTO PÚBLICO E DEMOCRATIZAÇÃO DA MÍDIA


O ex-presidente Lula defendeu como mecanismos para dar um "salto de qualidade na democracia e na transparência" que o país realize a reforma política, sobretudo implantando o financiamento público de campanha, e a democratização dos meios de comunicação de massa; "Precisamos de uma reforma política, extremamente necessária para o país e para recompor a vitalidade da política. Para isso, o meu partido propõe o financiamento público de campanha. E não só isso, outro aspecto no qual não conseguimos avançar foi na democratização dos meios de comunicação. São seis famílias que detém quase o total do mercado dos meios de comunicação. Isso ainda precisa avançar muito", defendeu ele em entrevista publicada neste domingo (15)

15 DE MARÇO DE 2015 ÀS 20:52



247 - O ex-presidente Lula defendeu como mecanismos para dar um "salto de qualidade na democracia e na transparência" que o país realize a reforma política, sobretudo implantando o financiamento público de campanha, e a democratização dos meios de comunicação de massa. Tal defesa foi feita pelo petista em entrevista ao site BBC Brasil sobre os 30 anos da retomada da democracia no Brasil, após o período da ditadura militar.

Abaixo as declarações de Lula:

Principais avanços: "Eu acho que o maior avanço do país nesses 30 anos foi a conquista, consolidação e aprofundamento da democracia. As pessoas poderem se expressar, se organizar e escolher seus representantes. Só na democracia um trabalhador ou uma mulher podem chegar à Presidência da República. Só com democracia, com organização e pressão do povo foi possível reduzir a pobreza, diminuir a desigualdade e tirar o Brasil do Mapa da Fome da ONU".

Avanços limitados: "Eu acho que após 30 anos, precisamos de uma reforma política, extremamente necessária para o país e para recompor a vitalidade da política. É necessário esse salto de qualidade na democracia e na transparência, que pode fortalecer a confiança da sociedade nos seus representantes e nas instituições. Para isso, o meu partido, o Partido dos Trabalhadores, propõe, por exemplo, financiamento público de campanha.
E não só isso, outro aspecto no qual não conseguimos avançar foi na democratização dos meios de comunicação de massa. O Código de Telecomunicações é de 1962, muito distante de hoje. São seis famílias que detém quase o total do mercado dos meios de comunicação. Isso ainda precisa avançar muito".



Brasil 247

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