O Ministro da Justiça informou em nota neste domingo 8 que o ministro Alexandre de Moraes - que havia negado ajuda a Roraima em novembro, depois da morte de dez detentos - autorizou o envio de apoio federal aos Estados do Amazonas, Roraima e Mato Grosso; os três estados solicitaram ajuda da União para conter a crise penitenciária; nesta última semana, 60 detentos foram mortos em presídios de Manaus e outros 33 em Boa Vista (RR); hoje uma nova rebelião deixou ao menos 5 mortos na capital amazonense
8 DE JANEIRO DE 2017
247 - Quase 100 mortes depois, o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, autorizou o envio de apoio federal para ajudar na crise dos presídios em Amazonas, Roraima e Mato Grosso, atendendo a um pedido dos três Estados.
A informação foi divulgada pela assessoria de imprensa do ministério da Justiça neste domingo 8, quando uma nova rebelião ocorreu em Manaus (AM), deixando até o momento ao menos cinco detentos mortos.
Nesta última semana, 60 detentos foram mortos em presídios de Manaus e outros 33 em Boa Vista (RR). Em novembro, Moraes negou um pedido do governo de Roraima para envio de auxílio das forças federais depois da morte de dez detentos.
O secretário de Justiça e Cidadania do Estado, Uziel Castro, disse neste sábado 7 que um novo pedido seria formalizado nesta segunda, e que esperava ser atendido desta vez. Antes de receber a solicitação, porém, Moraes já se adiantou e disse que atenderá ao pedido.
O governo federal anunciou nesta semana a construção de cinco novos presídios federais e outros 27 em cada estado, com a verba de R$ 1,8 bilhão que será repassada no primeiro semestre do ano do Fundo Penitenciário às unidades federativas.
Brasil 247
Nenhum comentário:
Postar um comentário