BRASÍLIA E RIO - Uma falha nos circuitos de Itaipu tirou do ar a geração de energia da hidrelétrica binacional. A queda causou um apagão nos Estados do Acre, Rondônia, Mato Grosso e em algumas cidades da região Sudeste do país.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a paralisação começou às 16h43 e se estendeu até as 17h13. Com a queda, perdeu-se cerca de 3 mil megawatts de energia. As cidades prejudicadas tiveram de ser supridas pela geração de outras usinas interligadas ao sistema nacional.
O ONS informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que as causas da falha ainda são desconhecidas. O problema será analisado pela ONS, Furnas, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica.
Light
No Rio, a distribuidora de energia Light cortou a carga de 275 mil clientes das zonas Norte e Oeste e de alguns municípios da Baixada Fluminense por determinação do ONS, às 16h50.
Entre os municípios afetados, além da capital, estão Paracambi e Seropédica. A empresa informou que, às 17h10, o ONS autorizou a retomada da carga e a distribuição de energia para as localidades afetadas pode ser retomada.
Transmissão
O presidente de Itaipu Binacional, Jorge Samec, afirmou que o problema que causou o apagão não ocorreu na geração, mas na linha de transmissão, com problemas em um disjuntor na região de Ivaiporã, no Paraná.
Segundo ele, o sistema de proteção entrou em operação e a hidrelétrica ficou “girando no vazio”, quando as paletas das turbinas fecham e deixam passar o mínimo de água possível. “Isso mostra que o problema não foi na geração”, disse Samec ao Valor.
O executivo afirmou que o intervalo entre a determinação do ONS)para redução da carga e a retomada do sistema ficou entre 12 e 15 minutos, por volta das 17h.
Valor Econômico
Nenhum comentário:
Postar um comentário