quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Uma mentira deslavada de opositor de Hugo Chávez

Em visita ao Brasil em busca de apoio na disputa presidencial pelo Palácio de Miraflores em 2012, um dos líderes da oposição na Venezuela, Leopoldo López (ex-prefeito de Chacao, na Grande Caracas), apesar do festival de inverdades que patrocina, obtém boa acolhida em nossa mídia conservadora, sempre radicalmente contrária ao presidente venezuelano, Hugo Chávez.

A visita de Leopoldo López ao Brasil tem o objetivo de fortalecer a campanha eleitoral presidencial da oposição venezuelana. Ele já se encontrou ontem com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Para hoje tem reuniões programadas com dois outros ex-presidentes brasileiros, os senadores José Sarney (PMDB-AP) e Fernando Collor de Mello (PTB-AL).

Hoje é O Globo que lhe concede amplo espaço, inclusive para uma aberração. Indagado se a doença (câncer) do presidente Chávez pode beneficiá-lo na corrida pela reeleição no ano que vem, Leopoldo López tem a cara de pau de responder: "Não sabemos o que está acontecendo. Isso (a doença) é tratado como segredo de Estado, diferentemente do que aconteceu com Dilma (Rousseff) ou (Fernando) Lugo, que tratam com transparência. Esse fato não criou uma comoção popular, e sim instabilidade."

Oposição não tem limites para suas manipulações

O que é isso? Não há mais limites nem para manipulações? Aconteceu o contrário, jornalão O Globo e oposicionista López! Não é fato, não procede nem é verídica essa afirmação. A doença e o tratamento do presidente Chávez em Cuba, a exemplo do que ocorreu com o tratamento da presidenta brasileira e do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, foram amplamente divulgados.

O chefe do governo assumiu publicamente, tanto a doença quanto o tratamento - ele próprio, em sucessivos pronunciamentos. Nada se deu via porta-vozes ou notas oficiais. Lembram-se dele comunicando o fato à população na sacada do Palácio de Miraflores e na TV? Isso é uma mentira deslavada do López.

Aliás, nem eu nem os jornalões brasileiros - que não o fariam - precisam desmenti-lo. Toda a mídia divulga desde o último fim de semana que a doença do presidente Chávez foi tão maciçamente divulgada e é tão do conhecimento público de toda a população de seu país, que até aumentou a popularidade, o apoio e a aprovação a ele.

Isso foi aferido por pesquisas de opinião pública. É a realidade, são fatos e contra fatos, não há argumentos. Nem podem prevalecer mentiras.

Blog do Zé Dirceu


Nenhum comentário:

Postar um comentário