Evento debateu eleições na Argentina, México, Nicaraguá, Venezuela, Colombia, El Salvador entre outros.O se do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores reuniu representantes da esquerda mundial na véspera da etapa extraordinária do 4° Congresso do PT. O encontro intitulado “Seminário Internacional: a conjuntura mundial e as próximas eleições presidenciais na América Latina” contou com representantes dos principais governos da esquerda mundial.
Membro do Diretório Nacional e secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, fez um apanhado geral sobre o seminário: “Acredito, pelo que eu senti dos participantes, que houve satisfação, primeiro por estarem aqui, por serem partidos que acompanham o PT há muitos anos, e em segundo lugar por temos feito um intercâmbio de opiniões”, definiu.
O evento foi iniciado logo cedo pela secretária de Relações Internacionais do PT, Iole Ilíada, seguido de painel sobre a crise e seus impactos no mundo. Depois do debate, os temas foram sobre as eleições em 2011 e 2012: Falou sobre a Argentina (Oscar Laborde), México (Julio César Tinoco), Nicarágua (Padre Miguel D’Escoto), Venezuela (Rodrigo Cabezas), Colômbia (Jaime Dussan) e El Salvador (Nidia Díaz). Por fim foi discutida a situação latino-americana, com exposição realizada por Marco Aurélio Garcia, da direção nacional do PT e assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais.
Valter Pomar encerrou a sessão: “Para nós que somos de esquerda, anti-capitalistas, que temos uma proposta de um modelo alternativo, essa crise também é uma situação que nos permite confirmar e reafirmar a nossa adesão ao socialismo”, disse.
TVPT - Assista ao vídeo com o depoimento na íntegra, de Valter Pomar, sobre o seminário internacional.
Rede PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário