O se do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores reuniu representantes da esquerda mundial na véspera da etapa extraordinária do 4° Congresso do PT. O encontro intitulado “Seminário Internacional: a conjuntura mundial e as próximas eleições presidenciais na América Latina” contou com representantes dos principais governos da esquerda mundial.
Membro do Diretório Nacional e secretário executivo do Foro de São Paulo, Valter Pomar, fez um apanhado geral sobre o seminário: “Acredito, pelo que eu senti dos participantes, que houve satisfação, primeiro por estarem aqui, por serem partidos que acompanham o PT há muitos anos, e em segundo lugar por temos feito um intercâmbio de opiniões”, definiu.
O evento foi iniciado logo cedo pela secretária de Relações Internacionais do PT, Iole Ilíada, seguido de painel sobre a crise e seus impactos no mundo. Depois do debate, os temas foram sobre as eleições em 2011 e 2012: Falou sobre a Argentina (Oscar Laborde), México (Julio César Tinoco), Nicarágua (Padre Miguel D’Escoto), Venezuela (Rodrigo Cabezas), Colômbia (Jaime Dussan) e El Salvador (Nidia Díaz). Por fim foi discutida a situação latino-americana, com exposição realizada por Marco Aurélio Garcia, da direção nacional do PT e assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais.
Valter Pomar encerrou a sessão: “Para nós que somos de esquerda, anti-capitalistas, que temos uma proposta de um modelo alternativo, essa crise também é uma situação que nos permite confirmar e reafirmar a nossa adesão ao socialismo”, disse.
TVPT - Assista ao vídeo com o depoimento na íntegra, de Valter Pomar, sobre o seminário internacional.
Rede PT
Nenhum comentário:
Postar um comentário