Apenas para lembrar, 11 de nossos vizinhos respondem por dois terços das nossas exportações de manufaturados. Mas a baixa capacidade de financiamento de longo prazo da região é um limitador para o florescimento de um comércio regional mais vigoroso.
E, ao contrário de tentativas do passado, estamos diante de uma nova visão dada pelos 12 países. Ou seja, as obras de infraestrutura na região serão feitas com o objetivo do desenvolvimento interno de cada país, indo muito além da antiga proposta de meros corredores de exportação. É neste contexto que precisamos mais do que nunca de bancos para financiar as obras que ligarão nossas economias, portos, regiões produtoras, cidades turísticas, capitais, e obras voltadas para o crescimento mútuo.
Telecomunicações
A reunião dos 12 ministros de planejamento consolida a UNASUL e abre espaço para a integração em áreas fundamentais, como a das telecomunicações. Isto porque os ministros decidiram, também, interconectar nossas redes de telecomunicações para reduzir custos e melhorar a qualidade e a velocidade dos serviços regionais.
Blog do Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário