Chama olímpica chega a Brasília, de onde partirá para uma viagem por 327 municípios de todos os estados do Brasil até 5 de agosto; na cerimônia em que acendeu a tocha, a presidente disse que o momento "crítico" da democracia no Brasil não prejudicará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em 94 dias; "O Brasil está pronto", assegurou Dilma Rousseff; ainda sobre o momento político, a presidente declarou: "Nós sabemos que o que vale é a luta e nós sabemos lutar"
3 DE MAIO DE 2016 ÀS 10:30
247, com Agência Brasil - A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira, em cerimônia de acendimento da tocha olímpica no Palácio do Planalto antes do início do revezamento da chama pelo país, que o Brasil irá oferecer a melhor recepção a todos os atletas e visitantes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, apesar de viver um momento "verdadeiramente crítico" em sua história.
A presidente disse que o momento "crítico" da democracia no Brasil não prejudicará os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que começam em 94 dias. "O Brasil está pronto", assegurou Dilma Rousseff. Ainda sobre o momento político, a presidente declarou: "Nós sabemos que o que vale é a luta e nós sabemos lutar".
A lanterna contendo a Chama Olímpica chegou nesta terça ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O símbolo dos jogos entrou no espaço aéreo de Brasília às 7h10 e o avião da empresa Latam, procedente da Suíça, pousou às 7h25. O avião foi escoltado por dois caças da Força Aérea Brasileira e trazia uma bandeira brasileira na cabine do piloto.
A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A cerimônia contou com a participação de 11 mulheres caracterizadas, representando o papel de sacerdotisas. Após percorrer algumas cidades gregas – entre elas a capital Atenas – a Chama Olímpica seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.
A Tocha Olímpica é um importante símbolo na história dos Jogos. Representa a paz, a união e a amizade entre os povos, e sua condução tem por objetivo levar a mensagem olímpica, de promoção da paz em lugar de conflitos. Tradicionalmente, o nome da última pessoa a levar a tocha até a Pira Olímpica na cerimônia de abertura no Maracanã, no Rio de Janeiro, é mantido em segredo. Em geral, a pessoa escolhida é alguma celebridade esportiva do país anfitrião. O Fogo Olímpico queimará na pira até o encerramento dos Jogos Olímpicos, quando será então apagado.
Brasil 24/7
Nenhum comentário:
Postar um comentário