É excelente a iniciativa do governo federal de promover melhorias, reformas e construção de nove aeroportos em 1 capital e em 8 cidades de médio porte do país, um investimento de R$ 56 milhões liberados esta semana. Linhares (ES), Maringá (PR), Resende e Angra dos Reis (RJ), Iguatu (CE), Caxambu (MG), Fernando de Noronha (PE), Campo Grande (MS) e Vitória da Conquista (BA) são as cidades contempladas nesta 1ª fase do Programa Federal de Auxílio a Aeroportos (PROFAA).
Aeroclube
Agora, caberá a estes municípios apresentar seus projetos para que os convênios possam ser efetivados. O programa prevê, ainda, que os governos estaduais aportem entre 10% e 20% do que o governo federal investir.
Por trás da iniciativa está a intenção de estimular a aviação regional e elevar, de 130 para 207, os aeroportos locais com voos regulares, além de reformar unidades hoje sem condições de atender à demanda.
O objetivo do governo é que 94% da população esteja a até 100 km de um aeroporto com operação regular. O ministro da Secretaria de Aviação, Wagner Bittencourt, informou que atualmente essa proporção é de 80%.
Receita dos leilões de grandes aeroportos
Neste programa de incentivo á aviação regional estão incluídos as melhorias no aeroporto de São José do Rio Preto e de outras 12 cidades do interior paulista, algumas destas, objeto de reportagens no últimlo fim de semana, a respeito dos apagões que vivem em seus aeroportos.
Decorrentes do fato dos governadores José Serra (PSDB) - que fez a campanha presidencial de 2010 criticando apagões em aeroportos nacionais - e Geraldo Alckmin, governador do Estado pela 3ª vez, não terem feito o dever de casa, os devidos investimentos na área. (Leiam também o post Descalabros tucanos em série)
O programa nacional quer incentivar a diversificação de rotas, abrangendo pequenas e médias cidades. As verbas federais destinadas a este intuito são provenientes de receitas obtidas em leilões de concessão dos grandes aeroportos, como Guarulhos e Viracopos.
Não basta reformar aeroportos
Já era tempo de o governo ter uma política para a aviação regional beneficiando aeroportos de pequenas e médias cidades. No entanto, não basta reformar aeroportos, por mais importante que esta medida seja.
É preciso, ainda, dar estímulo fiscal e reduzir o preço das tarifas das passagens aéreas. Afinal, os voos regionais alimentam as rotas nacionais e internacionais e desafogam as rodovias. São um importante estímulo para o desenvolvimento do interior e contribuem para a redução dos custos, pois estimulam o transporte de carga aérea com redução dos tempos e dos custos.
Foto divulgação
Blog do Zé Dirceu
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