terça-feira, 30 de setembro de 2014
Por Altamiro Borges
Recentemente, o cambaleante Aécio Neves ingressou com processo exigindo que o Twitter revelasse o perfil de 66 internautas. Acostumado a cooptar e censurar a velha imprensa de Minas Gerais, ele pretendia silenciar os tuiteiros de vários cantos do Brasil. A ofensiva autoritária não deu certo. Os ativistas digitais não se intimidaram e o próprio Twitter afirmou que a ação feria a liberdade de expressão. Um dos argumentos usados pelo censor tucano é de que os 66 citados agiriam como “robôs” para caluniá-lo. Nesta terça-feira (30), porém, jornais revelam que a campanha do senador mineiro-carioca usa “robôs” para divulgar a imagem do cambaleante presidenciável nas redes sociais.
Segundo a insuspeita Folha tucana, o debate da TV Record de domingo teve forte ação dos robôs. “É o que mostra levantamento do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo... O Labic – sigla do laboratório da Ufes – identificou indícios de que a campanha do candidato Aécio Neves (PSDB) fez uso intenso dos robôs, tanto no Facebook como no Twitter. A partir de rastreamentos com a hashtag oficial do debate (#debatenarecord) e com a do candidato (#SouAecio Voto45), o coordenador do laboratório, professor Fábio Malini, percebeu que em um período de 15 minutos as menções a Aécio no Facebook triplicaram – um forte indício de uso de robôs”.
Conforme esclarece o jornal, “os robôs são programas capazes de publicar mensagens de maneira coordenada, o que impacta os assuntos mais comentados na rede – no caso do Twitter, os ‘trending topics’, no Facebook, os chamados ‘itens populares’. O objetivo desse tipo de ferramenta é fazer com que a discussão na web seja manipulada de maneira positiva para a campanha que faz uso dela. Há diversos modos de fazer com que isso aconteça, como promover hashtags (‘etiquetas’, em tradução livre) oficiais e rebater adversários automaticamente”. Para se contrapor a ação de internautas favoráveis à presidenta Dilma Rousseff, a campanha do PSDB teria se utilizado de “robôs”.
“Os responsáveis pelo Labic afirmam que o comportamento indica que há robôs programados a favor do tucano para retrucar qualquer menção à petista”, descreve a reportagem. Segundo o professor Fábio Malini, coordenador do Labic e especialista em rastreamento na internet, a ação dos robôs seria deflagrada por empresas profissionalizadas. “A maioria dos perfis falsos está ligada à conta do publicitário Eduardo Trevisan, dono de uma empresa de monitoramento de redes sociais que trabalha na campanha do tucano”, afirma o jornal. Ouvido pela Folha, “Trevisan nega que administre robôs e se diz vítima deles”. Ele confirmou, porém, que a sua empresa, a Face Comunicação, já recebeu R$ 130 mil do PSDB.
Para o site Muda Mais, que apoia a candidata Dilma Rousseff, não há dúvida de que os tucanos usam robôs. “Partidos com militância expressiva e apoiadores, como é o caso do PT, entram para o Trending Topics com frequência durante os eventos políticos, uma vez que se tornam tema amplamente comentado entre perfis de pessoas reais. No caso em questão, que ocorreu durante o último debate, o PSDB agiu de forma não orgânica. Ou seja, ele utilizou robôs – perfis falsos, que soltam tuites automaticamente – para manipular positivamente o TT em favor próprio e dar a impressão de que eles eram, de fato, um tema relevante”. O site ainda lembra que a campanha de Aécio Neves é reincidente nesta prática.
O cambaleante tucano não tem militância nem ruas nem redes. Até alguns dos seus "aliados" já abandonaram o ninho. Ele só conta com o apoio da velha mídia e de empresas especializadas e caras. E ainda tenta censurar os ativistas digitais que discordam da sua posição direitista. É muita prepotência e caradura!
Segundo a insuspeita Folha tucana, o debate da TV Record de domingo teve forte ação dos robôs. “É o que mostra levantamento do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura, da Universidade Federal do Espírito Santo... O Labic – sigla do laboratório da Ufes – identificou indícios de que a campanha do candidato Aécio Neves (PSDB) fez uso intenso dos robôs, tanto no Facebook como no Twitter. A partir de rastreamentos com a hashtag oficial do debate (#debatenarecord) e com a do candidato (#SouAecio Voto45), o coordenador do laboratório, professor Fábio Malini, percebeu que em um período de 15 minutos as menções a Aécio no Facebook triplicaram – um forte indício de uso de robôs”.
Conforme esclarece o jornal, “os robôs são programas capazes de publicar mensagens de maneira coordenada, o que impacta os assuntos mais comentados na rede – no caso do Twitter, os ‘trending topics’, no Facebook, os chamados ‘itens populares’. O objetivo desse tipo de ferramenta é fazer com que a discussão na web seja manipulada de maneira positiva para a campanha que faz uso dela. Há diversos modos de fazer com que isso aconteça, como promover hashtags (‘etiquetas’, em tradução livre) oficiais e rebater adversários automaticamente”. Para se contrapor a ação de internautas favoráveis à presidenta Dilma Rousseff, a campanha do PSDB teria se utilizado de “robôs”.
“Os responsáveis pelo Labic afirmam que o comportamento indica que há robôs programados a favor do tucano para retrucar qualquer menção à petista”, descreve a reportagem. Segundo o professor Fábio Malini, coordenador do Labic e especialista em rastreamento na internet, a ação dos robôs seria deflagrada por empresas profissionalizadas. “A maioria dos perfis falsos está ligada à conta do publicitário Eduardo Trevisan, dono de uma empresa de monitoramento de redes sociais que trabalha na campanha do tucano”, afirma o jornal. Ouvido pela Folha, “Trevisan nega que administre robôs e se diz vítima deles”. Ele confirmou, porém, que a sua empresa, a Face Comunicação, já recebeu R$ 130 mil do PSDB.
Para o site Muda Mais, que apoia a candidata Dilma Rousseff, não há dúvida de que os tucanos usam robôs. “Partidos com militância expressiva e apoiadores, como é o caso do PT, entram para o Trending Topics com frequência durante os eventos políticos, uma vez que se tornam tema amplamente comentado entre perfis de pessoas reais. No caso em questão, que ocorreu durante o último debate, o PSDB agiu de forma não orgânica. Ou seja, ele utilizou robôs – perfis falsos, que soltam tuites automaticamente – para manipular positivamente o TT em favor próprio e dar a impressão de que eles eram, de fato, um tema relevante”. O site ainda lembra que a campanha de Aécio Neves é reincidente nesta prática.
O cambaleante tucano não tem militância nem ruas nem redes. Até alguns dos seus "aliados" já abandonaram o ninho. Ele só conta com o apoio da velha mídia e de empresas especializadas e caras. E ainda tenta censurar os ativistas digitais que discordam da sua posição direitista. É muita prepotência e caradura!
Blog do Miro
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