quinta-feira, 12 de novembro de 2015

BILL CLINTON: “O BARCO DO BRASIL NÃO ESTÁ AFUNDANDO”

Em discurso a empresários brasileiros, no encerramento do 10º Encontro Nacional da Indústria promovido pela CNI, o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton assegurou que "o barco do Brasil não está afundando" e que há "poucos lugares no mundo" para ser tão otimista como no Brasil; indo de encontro ao discurso pregado diariamente pela imprensa brasileira e pela oposição, Clinton deu uma lição de otimismo; "Não existe como passar por tudo isso [avanços] sem distorções e imperfeições. Enormes oportunidades foram criadas. Não podemos controlar tudo, mas podemos controlar como lidamos com isso", disse afirmou

12 DE NOVEMBRO DE 2015 ÀS 14:05


247, com Agência Brasil - O ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton deu uma lição de otimismo aos empresários brasileiros em discurso nesta quinta-feira 12 em Brasília, onde participou encerramento do 10º Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Clinton disse que os desafios econômicos que o Brasil enfrenta deveriam ser vistos com mais tranquilidade pelos empresários do país. Ele ressaltou que no Brasil não há conflitos religiosos nem guerras e lembrou os avanços que o país obteve nos últimos 25 anos.

"Eu conclamo vocês a refletir sobre as notáveis mudanças que ocorreram no país durante os últimos 20 anos", disse o democrata, citando ainda o "sucesso dramático" do Brasil em diversificar sua economia e conter a devastação das florestas tropicais.

"Não existe como passar por tudo isso [avanços] sem distorções e imperfeições. Enormes oportunidades foram criadas. Não podemos controlar tudo, mas podemos controlar como lidamos com isso", disse. "O barco do Brasil não está afundando", acrescentou.

Clinton também fez uma menção à redução da desigualdade e destacou o "nascimento do Bolsa Escola", durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que "cresceu" no governo Lula. "Há mais notas positivas do que negativas sobre o Brasil. Está perfeitamente claro que os nossos destinos [do Brasil e dos Estados Unidos] estão interligados", avaliou.

O ex-presidente norte-americano disse ainda que o Brasil é um país que tem enorme riqueza de recursos naturais e que o progresso social e as políticas inclusivas e econômicas devem encorajar os empresários brasileiros.

“É natural que eventos negativos dominem as manchetes, mas o futuro é forjado pelas perspectivas de longo prazo”, declarou. Segundo ele, há "poucos lugares no mundo" para ser tão otimista como no Brasil.

Clinton comentou que o melhor livro sobre política que leu nos últimos três anos não foi escrito nem por um político nem por um economista e sim por um microbiologista. A Conquista Social da Terra, de Edward O. Wilson, fala sobre como homens e insetos constroem uma complexa vida social e conseguem se defender de inimigos e sobreviver por meio da cooperação. "O mundo pertence aos cooperadores", concluiu.


Brasil 247

Nenhum comentário:

Postar um comentário