segunda-feira, 14 de julho de 2014

Empresários e líderes dos Brics terão agenda cheia no Brasil

 
Jornal GGN - Empresários dos países que integram o Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), países em desenvolvimento, se reúnem hoje (14) em Fortaleza para debater comércio e investimentos entre os cinco países. Nesta segunda-feira, também devem se encontrar os ministros das Finanças e os presidentes dos bancos centrais do bloco, além dos ministros do Comércio, e diretores de bancos de desenvolvimento dos cinco países.
 
Aproveitando a presença de líderes e nomes importantes na economia dos cinco países no Brasil, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) organizará três eventos na véspera da 6ª Reunião de Cúpula do Brics, que reunirá os chefes de Estado do bloco amanhã (15), na capital cearense. No meio da programação, está prevista uma rodada de negócios que reunirá mais de 600 empresas e deve movimentar cerca de US$ 3,9 bilhões, um encontro e um conselho empresarial.
 
Segundo a Confederação, há interesses nas áreas de agronegócios, infraestrutura, logística e equipamentos de transporte, mineração, máquinas e equipamentos, tecnologia da informação, farmacêutico e equipamentos médicos, energia e economia verde. 
 
Os chefes de Estado dos cinco países devem deliberar sobre a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do bloco, que financiará projetos de infraestrutura e de desenvolvimento sustentável. Também deve ser criado o Arranjo Contingente de Reservas – linha de defesa adicional para os países do bloco em cenários de dificuldade de balanço de pagamento.
 
Em 2013, a troca comercial brasileira com as economias do bloco em desenvolvimento chegou a US$ 101 bilhões, um montante que representa 21% do comércio brasileiro com o exterior. Em 2008, esse percentual era 14%.
 
 
Jornal GGN

Nenhum comentário:

Postar um comentário