terça-feira, 31 de julho de 2012

As discussões sobre o financiamento público de campanha

Por Jotavê
Comentários ao post "A mãe de toda corrupção"
Num texto brilhante reproduzido aqui há poucos dias, o jornalista Mauro Santayana fazia uma obervação da qual eu gostaria de discordar. Dizia o texto, lá pelas tantas: 
"Esse é um dos paradoxos da democracia moderna: sem dinheiro, não há o exercício do voto; com ele, e no volume exigido, a legitimidade do sufrágio é posta em dúvida."
Essa é, a meu ver, a grande mentira que todos estão assumindo como se fosse uma verdade - a de que a democracia contemporânea está CONDENADA a ser cara, e a exigir, por isso, financiamentos bilionários. As pessoas precisam começar a perceber que isso não é verdade. Pela primeira vez na história temos a possibilidade de fazer com que a democracia tenha custo ZERO. Pela primeira vez é possível conciliar a mais completa e absoluta liberdade de expressão com o BANIMENTO dos financiamentos milionários, sejam públicos ou privados. Não se faz isso porque o sistema atual de financiamento interessa a todos os envolvidos, com exceção do contribuinte. Por uma lado, lucram os políticos, pois o sistema os envolve numa teia de corrupção tacitamente consentida na qual eles fazem fortuna. E lucram também as empresas, pois em troca das contribuições elas têm a perspectivas de ganhos muitos mais certos e volumosos do que teriam sem o concurso de seus aliados políticos. Como políticos e empresários estão satisfeitos com o sistema, criou-se o mito de que ele é inescapável. Todos reconhecem que o sistema é imperfeito, mas argumentam que a democracia contemporânea só sobrevive a esse preço.
Ora, o contrário disso é que é verdade. Era necessário dinheiro, talvez, ao tempo em que a propaganda política exigia grandes comícios pelo país todo. Agora, que a campanha é feita pela televisão, o custo pode perfeitamente descer a ZERO (ou a algo muito próximo disso). No que a liberdade de expressão seria prejudicada caso fosse PROIBIDO fazer qualquer propaganda política que não fosse pelo rádio e pela televisão? No que a liberdade de expressão de CONTEÚDOS ficaria prejudicada caso fosse proibido veicular esses conteúdos na FORMA de peças publicitárias caríssimas, cheias de efeitos especiais, exigindo o concurso de um Duda Mendonça, ou de um Marcos Valério? Por que não exigir que a propaganda seja feita de forma padronizada, com o recado sendo dado pelos políticos num estúdio, pedindo votos para um PARTIDO, e não para CANDIDATOS isolados? 
A manutenção do atual sistema atende a razões de ordem ideológica. O financiamento privado é uma peça essencial no jogo de minar o poder do Estado, reduzindo-o à insignificância. Todos os candidatos já entram na disputa com o rabo preso, atrelados direta ou indiretamente a esquemas criminosos de financiamento. A grande imprensa sabe disso, e passa a utilizar o principal instrumento a seu dispor para manter o Estado permanentemente acuado: a denúncia seletiva. O alvo raramente é o partido A ou o partido B. O alvo é QUEM ESTIVER NO PODER. É ali que a imprensa irá atirar. A grande glória para um jornalista, hoje, é conseguir derrubar um ministro, ou (glória suprema!!!) um presidente da república. É isso que faz uma carreira de sucesso no jornalismo: o número de escândalos que o jornalista consegue "denunciar", e os efeitos que têm essas denúncias. O resultado disso é a descrença generalizada da população, a idéia de que todo político é corrupto, de que tanto faz eleger este quanto aquele, que o resultado no final das contas será exatamente o mesmo. O resultado líquido, portanto, é a DESCRENÇA NA POLÍTICA como um todo. Ora, o que poderia ser mais funcional para o capitalismo contemporâneo do que essa descrença?
Encontramos aqui o motivo profundo de as pessoas não enxergarem uma verdade singela como a que enunciei mais acima. Esta é a razão pela qual seguimos acreditando que é inevitável termos financiamentos milionários numa época em que eles são OBVIAMENTE dispensáveis - em que, repito, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, poderíamos nos livrar da praga do controle dos políticos pelo poder econômico. Esta verdade simples tem que ser afastada porque ela NEGA a essência do capitalismo contemporâneo, que é a aniquilação do Estado enquanto força independente no interior da sociedade. O Estado tem que ser colonizado, mantido sob controle, neutralizado de todas as maneiras. A principal maneira de se conseguir isso é BANDITIZANDO A POLÍTICA. Obrigamos os políticos a atuar fora da lei, e o mantemos assim a uma distância segura de decisões mais ousadas. O domador com o chicote na mão dentro da jaula é a grande imprensa. 
Voto em partidos, não em indivíduos. Propaganda EXCLUSIVAMENTE feita pela televisão e pelo rádio. Proibição de campanhas publicitárias. Restrição da comunicação política a programas simples, rodados em estúdio, com os principais líderes políticos falando à nação sentados numa poltrona, com uma câmera diante de si. Se alguém puder me dizer o que a democracia perde com isto, eu agradeço. Parece-me óbvio o que ela GANHA. 
Não são todos os políticos que se elegem com base em esquemas criminosos, isso é uma generalização inaceitável. Concordo com o voto em lista partidária, mas faltou comentar sobre o financiamento público exclusivo das campanhas, que é fundamental. Essa história de fazer campanha política utilizando única e exclusivamente o rádio e a TV não existe, é impossível, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo, substituir o contato direto entre os candidatos e a população através de carreatas, passeatas, comícios, panfleteações nas praças, nas fábricas, nos bairros, etc. E é bom que seja assim!!!
Por último, quero discordar radicalmente dessa tese de que todos os candidatos tenham que fazer campanha olhando fixamente para uma câmera e permanecendo sentados numa poltrona velha... Com todo o respeito, os golpistas de 64, aqueles que destruíram a vibrante democracia brasileira e implantaram um regime de terror cujos efeitos são sentidos até hoje, implantaram sistema semelhante nas campanhas políticas aqui no Brasil, tudo em nome da "ética, da moral e dos bons costumes"... O cidadão tinha que ir para a frente da câmera, dizer seu nome, aí passava a legenda do partido e ponto final. Ora bolas, isso aí não tem nada a ver com a democracia, isso é sim um abuso e um cerceamento da própria democracia!!! Democracia não é tutelar a maneira como os candidatos fazem ou deixam de fazer suas campanhas, antes disso, é propiciar aos candidatos condições de disputarem os pleitos com igualdade ou proporcionalidade de recursos materiais. Daí a importância do finaciamento público exclusivo para barrar o poder corruptor do dinheiro legal e ilegal oriundo das grandes empresas e do crime organizado. Sou totalmente contra a reedição das campanhas insípidas, inodoras e incolores da ditadura militar...
Por Bento de Abreu
O financiamento público é a melhor saída para o combate à corrupção, porém não pode ser visto como um milagre que salvaria a democracia. Mesmo com o financiamento público, a prática de caixa 2 e portanto a influência do capital nas eleições continuariam, o controle seria difícil. Pode haver subfaturamento de produção de material de um lado e produção clandestina de outro, por exemplo.Não existe "verdade simples" em casos complexos.
Concordo com o Diogo quanto a crítica ao Jotavê, não existe campanha somente na televisão, isso seria o fim da democracia. Alguns candidatos tem sua força exatamente no corpo a corpo, outros no palanque e assim vai. O Jotavê se prende as campanhas majoritárias, mas esquece que em eleições presidenciais temos milhares de candidatos a deputado federal e estadual, além de governador, senador e presidente. Não há como um candidato a deputado fazer campanha pela TV numa eleição desse porte.
Jotavê, você é um cara bem ponderado e um bom crítico, não se prensa a "verdade simples" existem muitas verdades pra tudo nessa vida, existem opiniões e versões.
Ele exagerou em alguns pontos Diogo, mas no essencial eu concordo, ele também é a favor do financiamento exclusivamente público.
Quanto a proibição de campanhas nas ruas isso é absurdo e impossível de ser feito e também não precisa ser só o candidato e a camera no estúdio, acho que foi mais força de expressão. O que precisa é REDUZIR os custos de campanha e isso é simples. Limitar a propaganda eleitoral televisiva, que é a mais cara em alguns pontos (quem é da área facilmente vai saber definir quais), e OBRIGAR as tvs a ceder  o horário de graça ou quase isso.
Como o Nassif bem falou, financiamento exclusivamente privado não acabaria com o caixa 2, por óbvio,  - até mesmo porque 90% ou mais das empresas têm caixa 2, e não têm nada a ver com campanhas politicas, -  mas diminuiria e muito. Todos saberiam o valor da campanha e se os gastos extrapolassem - os famosos sinais exteriores de riqueza - todos poderiam agir para denunciar, desde colegas de partido, partidos adversários e até mesmo órgãos de controle, TCU., CGU, etc.
Infelizmente me parece que esse projeto do deputado Henrique Fontana saiu da pauta da camara, precisaria voltar urgentemente.

Blog do Luis Nassif

Nenhum comentário:

Postar um comentário