sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Melhorar atendimento de planos de saúde


No mesmo dia em que a presidenta Dilma Rousseff faz este anúncio de remédios gratuítos (leiam o destaque abaixo), a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abre consulta pública sobre resolução que pretende baixar para acelerar (e limitar) o tempo de espera para atendimento de clientes pelos planos de saúde em todo o país.

Esta é outra área crítica na saúde, apesar de os planos manterem contratos e receberem de 45 milhões de brasileiros. Tenho conhecimento de pacientes que levam até dois meses - entre a marcação e a consulta - para serem atendidos. A consulta pública fica aberta por um mês - até 4 de março.

Após este prazo a ANS vai reunir as contribuições recebidas e elaborar o texto final da resolução. De acordo com o presidente da agência, Maurício Ceschin, a intenção é que a norma entre em vigor ainda nesse 1º trimestre.

Aliás, lamentável que, em outubro do ano passado, a ANS já tenha implantado estas regras para tempo de espera no atendimento e a resolução não tenha saído do papel. Foram solenemente ignoradas pelos convênios. Foi esse descumprimento que levou a Agência a abrir a consulta pública. Todos podem colaborar e oferecer suas sugestões através do site da ANS.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário