Dois
mitos que caem juntos. O primeiro, de que o “Jornal Nacional”, da
Globo, seria um telejornal imbatível, inatingível e intocável. Não é
nada disso. O principal telejornal da globo lamenta estar sendo muito
prejudicado no período da veiculação do horário político eleitoral e já
viu 20% de sua audiência ir embora. A informação está na coluna Outro
Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha.
Realocado
para mais cedo na grade de programação da Globo, para dar espaço à
propaganda política, o "JN" sofre com a migração de público para a TV
paga e ainda enfrenta um adversário forte em audiência: a novelinha
infantil "Carrossel" do SBT.
E a queda do JN pode estar se dando,
ainda, por outras razões. Por exemplo, pelo fato de as noticias serem
velhas uma vez que foram divulgadas na internet durante o dia. Ou ainda
devido ao enorme tempo dedicado ao julgamento no Supremo, uma decisão
política dos Marinhos e que revela que a mídia brasileira ainda não sabe
lidar com as novas mídias e com a nova realidade política e social do
país.
A Globo usa seus telejornais para fazer oposição ao
governo, quando a imensa maioria da população apoia o governo. Recusa a
regulação e a concorrência, o pluralismo e a diversidade... enfim,
mantém-se fiel ao discursos único, forçando a mão numa imagem que não
bate com a realidade do país.
A queda
A
média do "JN" de janeiro a agosto deste ano, quando ia ao ar na faixa a
partir das 20h30, é de 30,4 pontos. Cada ponto equivale a 60 mil
domicílios na Grande SP. Com o início do horário eleitoral, dia 21 de
agosto, o noticiário passou a ir ao ar meia hora mais cedo, às 20h. Sua
média de audiência de 21 de agosto (início da propaganda eleitoral) a 13
de setembro, caiu para 24,3 pontos.
Uma queda de seis pontos de
audiência. O IBOPE do jornalístico chega a ser menor que o do próprio
horário político na Globo. A propaganda eleitoral teve média na rede de
24,9 pontos até o último dia 13.
A novelinha "Carrossel"
parece ter sentido menos o baque da propaganda política no ibope. Caiu
da média de 13,5 pontos para a casa dos 12 pontos, nos últimos dias. É a
Globo quem diz: "Carrossel" também perdeu público com o horário
eleitoral: perdeu cerca de 13% de audiência, dizem eles. Na verdade,
11,1% pelos números dados aqui. Bem menos do que os 6 pontos do “JN”,
que equivalem a uma queda de 19,7%.
Blog do Zé Dirceu
Blog do Zé Dirceu
Nenhum comentário:
Postar um comentário