segunda-feira, 10 de setembro de 2012

No freio de arrumação da campanha, o PT cresce nas pesquisas

ImageValeu petistas, simpatizantes e demais eleitores do PT em todo o país! Não adianta a torcida da oposição e principalmente da mídia contra os petistas na eleição deste ano. Os candidatos do partido e/ou de legendas aliadas com as quais disputamos prefeituras coligados estão em ascensão em grande número de capitais e em várias das maiores cidades do país.


Há programas de TV a serem melhorados - urgentemente, é só ver aqueles que são mal avaliados nas pesquisas - e ajustes a serem feitos em campanhas, mas no geral o PT (e aliados em muitos casos) se encaminha para ser, de novo, o partido mais votado no país em 7 de outubro, um desempenho que já mantém desde 2002 nas eleições nacionais (Presidência, governos estaduais e Parlamento).


Vamos consolidar isto. Minha avaliação é confirmada ainda agora, pelas pesquisas IBOPE divulgadas sobre várias capitais e grandes cidades neste meio de semana, das quais detalho algumas para vocês. Em São José dos Campos (Vale do Paraíba-SP), por exemplo, na 3ª pesquisa IBOPE sobre a disputa, divulgada nesta 4ª feira, o candidato do PT, Carlinhos Almeida manteve os 50% das intenções de voto dos levantamentos anteriores e tem praticamente o dobro da votação dos demais concorrentes somada.

Por este IBOPE, que ouviu 602 pessoas no município entre os dias 2 e 4 deste mês (margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos), nosso candidato Carlinhos Almeida tem 50% das intenções de voto, seguido pelo tucano Alexandre Blanco, com 24%; e em 3º lugar por Cristiano Ferreira (PV), com 4%. Os demais candidatos têm 1% ou nem pontuam.

Se a eleição fosse hoje, Carlinhos venceria no 1º turno com mais da metade dos votos válidos (descartados os brancos e nulos). Ainda assim, o IBOPE  fez uma simulação de 2º turno com os dois líderes na pesquisa. No embate num 2º turno, Carlinhos do PT venceria com 55%, o dobro dos 27% de votação que obteria o tucano Blanco.

Rio, BH, Salvador, Natal...


No Rio, o IBOPE divulgado nesta 4ª feira revela que o prefeito candidato à reeleição com o apoio do PT, Eduardo Paes (PMDB), continua a liderar com folga a disputa. Ele tem 52% das intenções de voto contra 14% do 2º colocado, Marcelo Freixo (PSOL).


De acordo com o levantamento, Rodrigo Maia (DEM) tem 3% dos eleitores; Otávio Leite (PSDB) 2%; e Aspásia Camargo (PV), 2%. A pesquisa ouviu 1001 eleitores e sua margem de erro é de 3 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Em Belo Horizonte, nosso candidato a prefeito, Patrus Ananias (PT-PMDB) subiu sete pontos percentuais, segundo pesquisa IBOPE divulgada nesta 4ª feira, e se aproxima do prefeito que concorre à reeleição, Márcio Lacerda (PSB).


Em relação ao último levantamento, Lacerda perdeu dois pontos percentuais - dentro da margem de erro - e está, agora, com 44% das intenções de voto. Já o nosso petista, pelo IBOPE, aparece com 30% das declarações de voto.

Na capital mineira, vocês acompanham, eles romperam a aliança PT-PSB que elegeu Lacerda e governava a cidade desde 2008. A estrela da campanha é o principal apoiador do prefeito, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), a quem o ex-presidente Lula, há uma semana, responsabilizou pela quebra do Estado. Aécio elegeu Lacerda junto com o PT em 2008, e o governador Antônio Anastasia (PSDB) em 2010. O presidente Lula observou que se pudesse o governador tucano Anastasia admitiria que o Estado está falido.

Na Bahia crescem todos os adversários de ACM Neto


Em Salvador, a pesquisa mais recente é do Instituto Planter e não do IBOPE. A Planter mostra que lá o nosso candidato, deputado Nelson Pelegrino, está em ascensão nas intenções de votos. O candidato a prefeito ACM Neto (DEM-BA), herdeiro do carlismo, está com 39% (já teve bem mais que isto) agora. Nesta etapa da campanha, todos os seus adversários crescem, indica a pesquisa.

Pela pesquisa Planter, Nelson Pelegrino (PT) está em 2º lugar com 21,6%, seguido do ex-prefeito Mário Kertész (PMDB), com 9,3%; e de Márcio Marinho (PRB), com 5,9%.

Recebi, também, pesquisa IBOPE sobre a disputa pela prefeitura de Natal. Ali, em 1º lugar, está o candidato do PDT, Carlos Eduardo, com 44% das intenções de voto; em 2º, Hermano Moraes, do PMDB, com 19%; e em 3º, o petista Fernando Mineiro, com 5%. 


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário