domingo, 5 de junho de 2011

Ollanta Humala vence e é o novo presidente do Peru


A apuração inicial, as pesquisas de boca de urna de todos os institutos e uma contagem por amostragem feita pela organização Transparência, com tradição de acertar o resultado das urnas no país confirmam que o candidato da esquerda, o nacionalistas Ollanta Humala foi eleito neste domingo o novo presidente do Peru.

No início da noite, logo após a divulgação dos primeiros resultados, e com a vitória confirmada por todas as pesquisas de boca de urna, partidários de Humala passaram a ocupar a Praça 2 de Mayo, no centro de Lima, comemorando a vitória com bandeiras peruanas e outras que ostentavam a letra "O", símbolo da campanha do novo presidente.

Humala derrotou a candidata neoliberal da direita, Keiko Fujimori, filha do ex-presidente e ditador Alberto Fujimori, que se encontra na cadeia cumprindo pena de prisão de 25 anos por corrupção e desrespeito aos direitos humanos (assassinatos de adversários) durante o regime de exceção que comandou.

Keiko era chamada, também, de "a preferida do mercado". A vitória de Humala confirma a tendência no continente, registrada já há várias eleições de votar na esquerda.

Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário