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Nota à imprensa sobre esta reportagem do Fantástico, da Globo (o programa escolheu 2013 para investigar os gargalos do Brasil):
Nota à imprensa sobre esta reportagem do Fantástico, da Globo (o programa escolheu 2013 para investigar os gargalos do Brasil):
Ferrovia Norte-Sul e Porto de Santos
Brasília, 22/04/2013 – A respeito da matéria “Deficiência estrutural
nas ferrovias e portos faz Brasil desperdiçar bilhões”, exibida no
programa Fantástico de 21/04/13, os Ministérios do Planejamento e
Transportes, Secretaria de Portos e Valec Engenharia, Construções e
Ferrovias SA esclarecem:
A ferrovia Norte-Sul, com 2.255 quilômetros de extensão, se encontra em três diferentes estágios:
Trecho Palmas/Açailândia: 719 quilômetros em operação
Trecho Palmas/Anápolis: 855 quilômetros em finalização de obras (90% de execução)
Trecho Anápolis/Estrela d’Oeste: 681 em obras (35% de execução)
A reportagem se concentrou no trecho entre as cidades de Palmas (TO) e
Anápolis (GO) cujas obras estão sendo finalizadas e, de fato, não estão
concluídas.
Quatro novos contratos, realizados pelo Regime Diferenciado de
Contratação Pública (RDC), farão os serviços necessários para colocar o
trecho entre Palmas (TO) e Anápolis (GO), em operação, tais como:
taludes, brita para sustentação dos dormentes, desvios e pátios de
manobra.
Esses contratos somam R$ 400 milhões: dois já estão com contratos assinados e dois em fase final de licitação.
Os 10% restantes de obras, entre o trecho entre Palmas (TO) e
Anápolis (GO), serão realizados até o final de 2013 e o segmento entrará
em operação em 2014.
Em relação ao trecho Anápolis/Estrela d’Oeste, não é verdadeira a informação de que não há projeto para pontes e passagens.
Todos os projetos executivos das 69 pontes ou passagens estão
finalizados. 60 deles estão aprovados e os nove restantes, em fase final
de análise.
A previsão de conclusão de obras nesse trecho é julho de 2014.
Não é verdadeira também a informação sobre a dragagem do Porto de
Santos. Ao contrário do que diz a matéria, recentemente foi concluída a
primeira fase da dragagem de aprofundamento do canal de acesso e bacias
de evolução do Porto. Essa dragagem amplia o acesso de grandes navios e
eleva a capacidade de transporte de carga. Também foi concluída a
implosão das pedras de Itapema e Teffé, além da retirada do navio Ais
Georgis, que contribui para melhorar a movimentação de grandes
embarcações.
No Porto de Santos, de 2002 a 2012, a movimentação de cargas aumentou em 97% e a quantidade de navios atracados, em 40%.
A reportagem não aborda os benefícios já gerados pelos trechos em operação da Ferrovia Norte-Sul e omite parte de sua história:
De 1987 a 2002 foram realizados 215 quilômetros da Ferrovia
Norte-Sul. A partir de 2003, foram concluídos 504 quilômetros entre
Aguiarnópolis (TO) e Palmas (TO).
De 2008 até junho de 2012 já foram transportados quase 9 milhões de
toneladas de grãos, minério de ferro e areia na Ferrovia Norte-Sul.
Em 2014, a Ferrovia Norte-Sul terá 2.255 quilômetro em operação: de Açailândia (MA) até Estrela D´Oeste (SP).
Em complemento, serão leiloados no segundo semestre de 2013 a
concessão para construção e operação dos segmentos entre Açailândia (MA)
e Vila do Conde (PA), fazendo a ligação da ferrovia ao norte para o
Porto de Vila do Conde (PA); e entre Estrela D´Oeste (SP) – Panorama
(SP) – Maracaju (MS) – Paranaguá (PR), complementando a ligação da
ferrovia com portos do sul do país.
O PAC marca a retomada do modal ferroviário no transporte de cargas
no Brasil, que manteve sua malha estagnada até meados de 1996.
O PAC representará uma ampliação da malha ferroviária de 5.050
quilômetros até 2016, muito superior aos 719 quilômetros de expansão da
malha nos 20 anos que o antecederam. Além da Norte-Sul, destacam-se
grandes obras como:
114 quilômetros em operação da Ferronorte, entre Alto Araguaia (MT) e Itiquira (MT).
146 quilômetros da Ferronorte, em fase final de obras: Itiquira (MT) e Rondonópolis (MT)
Ferrovia Transnordestina – 1.728 km
Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) – Ilhéus (BA) – Barreiras (BA) – 1.022 km
Além disso, o Governo Federal lançou em agosto de 2012 o Plano de
Investimentos em Logística (PIL), que prevê a ampliação da malha
ferroviária nacional em mais de 10 mil km. Os leilões de concessão
desses novos segmentos ferroviários estão previstos para o 2º semestre
de 2013.
O planejamento de expansão da malha ferroviária pelo Governo Federal,
somando PAC e as concessões permitirão a sua ampliação em mais de 15
mil km, mais de 50% da malha hoje existente, 28.700.
Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão
Ministério dos Transportes Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA
Ministério dos Transportes Secretaria de Portos
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA
Viomundo
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