sábado, 23 de fevereiro de 2013

O senador Aécio Neves nervoso critica o governador Eduardo Campos, que responde à altura

Image
Aécio Neves
O ex-presidente tucano Fernando Henrique Cardoso continua a tremer de medo das comparações de seus governos com os do PT. Já o candidato a presidente que ele lançou para a eleição do ano que vem, Aécinho, o senador Aécio Neves PSDB-MG) anda nervoso. Agora passou a criticar o presidente nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que respondeu à altura.

Em entrevista de mais de meia página ao Estado de S.Paulo (jornal que mais e mais amplia os espaços que concede aos tucanos e ao presidenciável mineiro deles), o senador Aécio considerou que uma possível candidatura de Eduardo Campos à Presidência da República será uma "costela do PT". Na entrevista, publicada ontem, ele assinala que Campos está numa área indefinida, sem se apresentar como oposição nem como governo.

O governador pernambucano reagiu brabo às afirmações do senador Aécio Neves."Ele (Aécio) sabe que eu estou muito mais tranquilo do que ele. Se eu preciso de um divã, ele precisa de dois. Quem está no divã é quem está angustiado, quem está com algum drama, algum problema", reagiu o governador Eduardo Campos.

Candidatura Eduardo Campos inviabiliza o tucanato no Nordeste

Mas, o fato é que uma provável e legítima candidatura do PSB ao Palácio do Planalto nesse momento é um problema maior para o PSDB. Seja porque ela ocupa um espaço na oposição, seja porque inviabiliza o tucanato no Nordeste onde a presidenta Dilma Rousseff (candidata à reeleição) e o governador Eduardo Campos obteriam quase a totalidade dos votos.

O mais surpreendente na entrevista do governador são suas críticas à esquerda, que ele considera que "errou" quando previu o fracasso do Plano Real. "A gente pode dizer que foi pouco importante para o Brasil crescer, ter acabado com a inflação? Isso não quer dizer que não tenhamos críticas ao governo de Fernando Henrique. É preciso ter humildade para reconhecer que se é falível. Não dá para ficar fazendo política negando completamente os outros."

Na verdade aí, se há auto-critica a fazer ela vale para o PSB também que não apoiou o plano quando de seu lançamento em 1994. Aliás nem José Serra apoiava... E o inspirador, de fato, do Plano Real, foi o então presidente Itamar Franco. Lembram-se que ele passou o resto de seus dias invocando isto e sentindo-se injustiçado pelo fato de o terem excluído da paternidade do Plano? O tempo dirá...
(Foto: Antonio Cruz/ABr)


Blog do Zé Dirceu

Nenhum comentário:

Postar um comentário